Antropologia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (808 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 21 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
1º. Descreva a partir do autor Boaventura, quais são as condições sociais e teóricas da sociologia dos tribunais.



Cabe referir brevemente as condições sociais que, juntamente com as condiçõesteóricas, possibilitaram a orientação do interesse sociológico para as dimensões processuais, institucionais e organizacionais do direito. São duas as principais. A primeira diz respeito às lutassociais protagonizadas por grupos sociais até então em tradição histórica de ação coletiva de confrontação, os negros, os estudantes, amplos setores da pequena burguesia em luta por novos direitos sociaisno domínio de da segurança social, habitação, transporte, saúde, etc. a igualdade dos cidadãos perante a lei passou a ser confrontada com a desigualdade da lei perante os cidadãos, uma confrontaçãoque em breve se transformou numa vasto campo de analise sociológica e de inovação social centrado na questão do acesso diferencial ao direito e à justiça por parte das diferentes classes e estratossociais.

A segunda condição social do interesse da sociologia pelo processo e pelos tribunais é constituída pela eclosão, na década de 60, da chamada crise da administração da justiça, uma crise decuja persistência é hoje testemunhas. Esta condição está em parte relacionada com a anterior. As lutas sociais a que fiz referência aceleraram a transformação do Estado liberal no Estado-providencia, umEstado ativamente envolvido na gestão dos conflitos e concertações entre classes e grupos sociais no âmbito do modo de produção capitalista dominante nas relações econômicas.



2º. Com base nasargumentações do texto "Pela mão de Alice”, apresente de forma objetiva de que maneira ocorre o acesso à justiça.



O acesso à justiça remete às desigualdades econômicas sociais. Feito estudos ecomparando entre si concluiu-se que quanto mais desfavorecido economicamente for o sujeito, menor será seu acesso à justiça e sendo assim quanto mais favorecido economicamente for o sujeito, maio...
tracking img