Antropologia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (465 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 7 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
1 - Em busca das 'Formas Elementares da Vida Religiosa' e do'Discurso sobre a Dádiva' (Durkheim e Mauss) . Como fazemos essa prática religiosa em nosso dia a dia?
E evidente que a obra de MarcelMauss se estende ate nosso tempo, já que somos uma cultura que herdo, a costume de dar esperando sempre a retribuição, por exemplo umas festas de aniversario dão presente esperando que a pessoa a quemnos presenteasse de um presente quando chegar à data de nosso aniversario.
a) O lógico e o Pré-lógico - É possível exemplificarmos com uma situação?
Num concerto de musica, você fica fascinado com ocantante que passa a ser um ídolo em sua vida, sem ver que em verdade a voz dele foi trabalhada com a mesa de som, e que as musicas que canta não som compostas por ele, você fico em um estado emocionaldebido ao momento que vivi-o que se esquece de analisar os outros aspectos de seu derredor.
b) A religião primitiva e o Totemismo - Como encontro essa argumentação no dia de hoje?
Na atualidade sómudo de nome, hoje e conhecido em nosso meio como espiritismo já que suas afirmações praticamente são as mesmas
c) O sentido da dádiva para Marcel Mauss (1872-1950) - Como a dádiva se realiza comcada um de nós, no contexto de nossa religiosidade?
Acreditamos que se nos damos as nossas esmolas o fazemos um sacrifício Deus esta em a obrigação de retribuir o ato feito, damos com a mão direita ecom a esquerda esperamos a troca.
d) O Particularismo Histórico e o Culturalismo
Um conceito mais equitativo, que da uma visão mais ampla para poder entender uma sociedade, cultura, religião, sem tercomo padrão as culturas ocidentais unicamente, analisa com particularidade respeitando seu desenvolvimento em no tempo e espaço.
2- As Funções exercidas pela Religião dentro de cada Sociedade(Bronislaw Malinowski, Radcliffe-Brown e Evans-Pritchard) Dê um exemplo a partir de sua prática cotidiana.
E aquela antropologia que busca entender a sociedade a partir de uma observação de suas crenças...
tracking img