Antropologia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (758 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 5 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Sabe-se que cada ser humano é um se único. No entanto está inserido num contexto mais complexo, bem mais amplo do que seu próprio ser, que é a sociedade. Não podemos olhá-lo de forma distinta, poisestaríamos tirando dele as características que dão sentido á sua existência, por isso o ser humano não pode e não deve ficar isolado em sua própria existência, pois é um ser em constante relação.  Oque é homem?  Ser homem significa uma pluralidade de dimensões nas quais não só experimentamos o mundo, se não que nos experimentamos a nós mesmos.

O homem é uma totalidade completa quefundamenta a totalidade em uma unidade estrutural que contribui para sua compreensão. No entanto, nosso papel nesse equilíbrio é maior o que meramente o resultado de ações instintivas. Não somos serespassivos nesse processo de relação com o mundo, pelo contrário, somos sem dúvida, o ser que possui as mais amplas possibilidades de atuação nesse equilíbrio.

O papel do homem não é bem definido ásvezes, é identificado como ato de pensamento que elabora a unidade entre Deus e o mundo pelo exercício da soberania de seu ser pensante. Essa condição ao mesmo tempo em que situa a importância dohomem na natureza, indica para a necessidade de que pensamos quais são os fundamentos nesse papel, ou seja, como é que se dá efetivamente a presença o homem na natureza.

A Antropologia é o estudodo homem e da humanidade em sua totalidade, abrangendo suas dimensões biológicas, sociais e culturais; incluindo sua origem, seus agrupamentos e relações sociais, comportamento, desenvolvimentosocial, cultural e físico, suas relações com o meio natural, variações biológicas e sua produção cultural. Ou seja, a antropologia procura estudar a humanidade em todos os seus aspectos.

O serhumano sempre procurou entender o significado de sua existência, desde tempos remotos, ele quis saber sobre sua existência e sobre a existência do mundo e das coisas ao seu redor, preocupou- se em...
tracking img