Antropologia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 12 (2758 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 31 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
CONSIDERAÇÕES TEÓRICAS ACERCA DO CONCEITO DE BAIRRO RURAL E DE COMUNIDADE RURAL.
Raphael Medina Ribeiro
João Cleps Júnior

RESUMO: O presente trabalho tem por objetivo empreender uma reflexão acerca do conceito de bairro rural e/ou comunidade rural, partindo tanto de elementos teóricos associados aos campos da Sociologia Rural e da Geografia Agrária. Nossos procedimentos metodológicosconsistiram em recorrer inicialmente, ao entendimento de bairro rural entre alguns autores e obras clássicas da temática em questão, como são Maria Izaura Pereira de Queiroz e Antônio Candido da sociologia rural e Lílian Fernandes da Geografia Agrária. Assim, observamos entre os autores estudados as várias definições e entendimentos do que venha a ser um bairro rural, bem como identificamos algunsprincípios e lógicas sociais que operam no mundo rural, fazendo com que um determinado espaço possa ser designado como um bairro rural/comunidade rural. Desse modo, a existência e a manutenção dos vínculos sociais estabelecidos entre moradores, vizinhos e/ou parentes de uma determinada área rural, expressos por meio de relações de vizinhança, de amizade, de solidariedade e de cooperação; em diferentesesferas de vida dos sujeitos, como o trabalho, a produção e os momentos festivos e religiosos, apontam para a identificação dos princípios e lógicas sociais que caracterizam os bairros/comunidades rurais.

1. Introdução

Este trabalho tem como objetivo interpretar à luz do princípio da dádiva, as relações de vizinhança, cooperação mútua e solidariedade, as quais se configuram como um traçocultural característico entre grupos sociais e comunidades do mundo rural brasileiro, em tempos passados ou na atualidade, especialmente entre categorias sociais designadas por camponeses, pequenos produtores, sitiantes, roceiros, sertanejos e caipiras.
A partir de leituras sucintas de autores que pesquisaram núcleos e comunidades rurais, especialmente Antônio Candido e Maria Izaura Pereira deQueiroz, localizaremos algumas passagens e momentos em que percebemos alguma aproximação com o princípio da dádiva, especialmente, quando eles tratam dos vínculos sociais criados entre os moradores rurais, por meio das relações de vizinhança, de solidariedade e de cooperação. A prática do mutirão configura como um exemplo importante da noção de dádiva inscrita no universo sócio-cultural doscaipiras, sitiantes e demais camponeses, mas seguramente não seria o único.
Tentaremos a partir da idéia de dádiva e alguns de seus princípios, como a noção maussiana – dar, receber e retribuir, a criação e manutenção do vinculo social e o endividamento mútuo, fazer um leitura dos traços culturais e valores característicos das sociedades rurais. Nesta tarefa, buscando explicitar melhor o conceito dedádiva, recorreremos a dois autores, Allan Caillé e Leonardo de Araújo Mota, que lançam luzes acerca da teoria da dádiva e a sua aplicação na análise de contextos sociais.

2. Desenvolvimento.
2.1. As características principais dos bairros rurais e das comunidades rurais.
Neste breve exercício, em que tentaremos localizar o princípio da dádiva nas relações de vizinhança, solidariedade ecooperação entre grupos sociais rurais, devemos inicialmente, caracterizar a área ou espaço em que estamos interessados. Trata-se das unidades sociais e espaciais designadas pelas categorias bairro rural e comunidade rural, que são discutidos pelos mais diversos autores de diferentes campos do conhecimento, com destaque para as disciplinas de sociologia rural, antropologia rural e geografia rural.Para Fernandes (1978), o termo “bairro” é largamente difundido entre a população do mundo rural paulista, sendo utilizado para indicar determinada porção de território, de limites nem sempre muito precisos, geralmente definidos em função de um sentimento de localidade, não raro reforçado pela presença de algum elemento social de coesão como escola, igreja e venda. A autora afirma ainda, que os...
tracking img