Antropologia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (802 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 29 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Universidade Federal de Pelotas
IFSP – Instituto de Filosofia Sociologia e Política
Curso de Ciências Sociais
Disciplina de Antropologia

Trabalho Etnográfico

Esse trabalho tem como funçãodescrever o comportamento, costumes, significados, sentidos entre outras características do cotidiano de determinado grupo. Nessa pesquisa o grupo estudado foi de moradores do interior do município deHerval, mais especificamente os moradores da Vila Basílio.
A vila destacou-se no município por sua estação de trem, que foi inaugurada no ano de 1884 com grande importância porque, “do Basílio” como échamada por seus moradores, saía o ramal de Jaguarão que se unia com a linha no Uruguai, cruzando a fronteira. Hoje, o prédio é utilizado para alguns fins, como correios, ponto de ônibus, casa deprofessores, e principalmente como sede de rodeios com vaca mecânica organizados pelo Conselho de Pais e Mestres da escola Corintho Ávila Escobar.
Minhas observações foram feitas em dois dos rodeios feitosna estação, nas datas de 02 e 03/06/12 e dias 16 e 17/06/12. O prédio da antiga estação férrea parece ter sofrido a ação do tempo, e na maioria dos contatos efetuados com os presentes, ouvi sobre odescaso da prefeitura

municipal de Herval e da subprefeitura do distrito, com o que é considerado pelos certa de 700 moradores patrimônio histórico. Hoje só se vê trilhos no distrito na parte de trásda estação onde ainda existe tráfego de trem em pequena escala, e trens com cargas. Na parte da frente os trilhos foram removidos e exatamente nesse local são feito os tiros de laço que é a principaldiversão do grupo.
A festa é muito afamada na região, e traz pessoas não só da vila Basílio, tive a oportunidade de conversar com pessoas da cidade de Herval, Piratini, Pedro Osório, Pelotas e ArroioGrande, e foi exatamente nesse momento que comecei a encontrar problemas, pois não entendia o porquê de tanto entrosamento naquele meio, e tive que aprender muitas do vocabulário pra um melhor...
tracking img