Antropologia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (334 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 26 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Estudo do homem e suas obras

Um dos pontos principais dos estudos antropológicos culturais é a figuração de um pensamento nas palavras ou das imagens. Desta forma, é central nesta disciplina aconcentração da atenção na atuação do símbolo na interação humana. Este ramo da antropologia surge como uma resposta ao antigo dilema que opõe cultura a natureza. Conforme este ponto de vista, o homemexiste em estado natural, ou seja, ele é natureza genuína. Hoje, porém os antropólogos, em grande parte, defendem que a cultura é parte essencial da natureza humana.
O homem, desde seus primórdios,vivendo em grupos ou sociedades, cultiva distintas culturas, que diferenciam um segmento do outro. A antropologia, ao abordar estas questões, envolvem também outras áreas, como a ciências sociais, queprocuram estudar o ser humano como membro de camadas sociais estruturais, e a ciências humanas, que enfocam o indivíduo integralmente, sua constituição histórica, crenças, hábitos e práticas, filosofiada vida, língua, princípios éticos, entre outros.
A antropologia social tem como embasamento o estudo das relações e dos sistemas sociais que são próprios das diversas sociedades humanas. Esta classede investigação se ocupa de comparar sistemas sociais no tempo e no espaço com a finalidade de verificar sua estrutura e os caracteres que distinguem cada forma de comportamento. Neste sentido, umdos fins principais da antropologia social é saber por que e como os homens se comportam de modo diferente segundo as sociedades em que vivem.
A antropologia tem dimensões biológicas, sócios culturaise filosóficas, tendo toda investigação valendo-se dos métodos comparativos em busca de respostas a uma infinidade de perguntas na tentativa de compreender as semelhanças e as diferenças físicas,psíquicas nas manifestações culturais do comportamento e da vida social entre grupos humanos, isto porque o homem é diferente da natureza. Como ciência do biológico e do cultural tem como objetivo de...
tracking img