Antropologia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (701 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 26 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Marcada pela discussão evolucionista, a antropologia do Século XIX privilegiou o Darwinismo Social, que considerava a sociedade europeia da época como o apogeu de um processo evolucionário, em que associedades aborígines eram tidas como exemplares "mais primitivos". Esta visão usava o conceito de "civilização" para classificar, julgar e, posteriormente, justificar o domínio de outros povos. Estamaneira de ver o mundo a partir do conceito civilizacional de superior, ignorando as diferenças em relação aos povos tidos como inferiores, recebe o nome de etnocentrismo. Visão Etnocêntrica é oconceito europeu do homem que se atribui o valor de "civilizado", fazendo crer que os outros povos, estão "situados fora da história e da cultura".
Com isso há a necessidade na formação antropológica do“estranhamento”, isto é, a perplexidade provocada pelo encontro das culturas que são para nós as mais distantes, levando tal encontro à modificação do olhar que se tinha de si mesmo. Presos a umaúnica cultura ficamos cegos às outras e míopes em relação a nossa. A experiência e elaboração da alteridade levam a ver aquilo que nem se consegue imaginar devido à dificuldade em prestar atenção ao que éhabitual, familiar, cotidiano e considerado evidente.
A Antropologia Difusionista reagiu ao evolucionismo, e foi sua contemporânea. Valorizava a compreensão natural da cultura, em termos de origeme extensão, de uma sociedade a outra. Para os difusionistas, o empréstimo cultural seria um mecanismo fundamental de evolução cultural. O difusionismo acreditava que as diferenças e semelhançasculturais eram consequência da tendência humana para imitar e a absorver traços culturais, como se a humanidade possuísse uma “unidade psíquica”. Essa teoria subestima a capacidade de inventar do homem.Nos Estados Unidos, Franz Boas desenvolve a ideia de que cada cultura tem uma história particular e considerava que a difusão de traços culturais acontecia em toda parte. Nasce o relativismo...
tracking img