Antropologia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1019 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 12 de setembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Definição

A Antropologia é a ciência que estuda o homem por inteiro, como um todo, preocupando-se com os vários aspectos da existência humana.

Idéias pioneiras
Marcando o período da conquista colonial, no século XIX imigrantes europeus povoam a África, Austrália, Índia e Nova Zelândia, servindo como informantes sobre essas localidades, então o antropólogo passa a refletir sobre estes povosa partir dos dados recebidos dessa rede de informações, nascendo as primeiras obras.
Com objetivos ambiciosos os estudiosos pioneiros acreditaram estar produzindo um “corpus etnográfico da humanidade”, mudando o centro das atenções dos indígenas, no século XVIII, para o “primitivo” considerado o ancestral do civilizado, propiciando a relação entre a antropologia e o estudo do primitivo oconhecimento sobre a origem da humanidade que teria passado das formas simples de organização social e de mentalidade para as formas mais complexas que seriam as da sociedade “civilizada”.
Esta é a teoria do Evolucionismo: haveria uma espécie humana idêntica, porém com o desenvolvimento técnico, econômico, social e cultural em ritmos desiguais, passando pelas mesmas etapas para alcançar o nível finalque é o da civilização.
Um ícone dessa teoria é James Frazer, cuja obra o “Ramo de Ouro” relata pesquisas sobre crenças e superstições, retraçando o processo universal que conduz por etapas sucessivas da magia à religião, da religião à ciência.
Estes estudiosos trabalhavam em cima do material recolhido pelos viajantes, mas ficavam no escritório, quando faltava documento para exemplificar o quequeriam reconstituíam através da intuição. Demonstravam etnocentrismo em relação aos povos “atrasados”.
Essa teoria caracterizou-se pela atividade intensa, tendo como mérito colocar a universalidade e diversidade das técnicas, instituições, comportamentos e crenças; buscou também a unidade da espécie humana e, sobretudo, serviu como teoria paradigma que pudesse ser refutada.

Início e fundadoresBoas foi um homem de campo, com ele teórico e observador se reúnem, estudou tribos na Colúmbia Britânica, utilizando a pesquisa microssociológica acreditava que tudo deve ser anotado e descrito minuciosamente e que só o antropólogo pode elaborar uma teoria científica de microssociedade, detectando através dos diferentes materiais a expressão da unidade cultural; com ele cada sociedade adquiriuestatuto de totalidade autônoma; foi o 1º a criticar o evolucionismo e a mostrar que costume só tem significado se relacionado com contexto no qual se inscreve, por isso também foi o 1º a salientar a necessidade de acesso à língua da cultura na qual se trabalha.
O outro fundador foi Bronislaw Malinowski, criador do método científico fundamental na Antropologia.Considerava que a sociedade deveriaser estudada enquanto totalidade, tal como funciona no momento no qual é observada. Sua abordagem era analisar intensiva e continuamente a microsociedade sem se referir a sua história, pois acreditava que o que interessava não é saber como a sociedade chegou a ser o que é, mas saber o que é no presente momento através da interação dos aspectos constituintes (ou seja, uma sociedade deve ser estudadaem si, independente de seu passado, tal como se apresenta no momento no qual é observada).
Com Malinowski a Antropologia se torna a ciência da alteridade. As sociedades de costumes diferentes têm significados e coerência próprios, com sistemas lógicos perfeitamente elaborados. Preocupou-se em abrir fronteiras disciplinares, considerando que o homem deveria ser estudado articulando o social,biológico e psicológico.
Para a teoria do funcionalismo, elaborada por Malinowski, o indivíduo sente necessidades e cada cultura vai satisfazê-las criando instituições (econômicas, jurídicas, políticas, educativas) para dar resposta coletiva organizada, resultando em soluções para atender as necessidades.

Desenvolvimento

A Antropologia se desenvolveu com o estudo dos povos sem tradição...
tracking img