Antropologia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (428 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 10 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Resumo: Uma Introdução à Reflexão sobre a Abordagem Sociocultural da Alimentação

Na rotina diária do ser humano, a alimentação é indispensável para sua sobrevivênica, sendo uma necessidade básicae vital, variando conforme o meio cultural, ou seja, o conhecimento, a arte, as crenças, os costumes e hábitos.
Segundo os antropólogos, a alimentação não se resume apenas na preocupação em saber aquantidade de nutrientes e calorias para uma dieta saudável e equilibrada, como os nutricionistas desenvolvem. E sim a alimentação envolve uma série de fatores como as escolhas, a seleção, ocasiões,rituais e outros. Os alimentos são elegíveis, preferidos, selecionados, preparados e todos esses aspectos vem do meio cultural.
Desde a infância começam as escolhas alimentares pela sensação dotato, paladar e olfato.
Analisando sociamente o consumo dos alimentos, podemos perceber que há uma diferença entre a classe social, o gênero, idade, ambiente, rede social e coletiva, crenças, estilode vida dos indivíduos.
As comidas têm histórias sociais, econômicas e simbólicas, faz parte do capitalismo.
O açúcar, por exemplo, tem sua história social. Antes de ser consumido como umingrediente, ele fazia parte das receitas, fórmulas para o preparo de medicamentos. Outro exemplo, o tomate, não era consumido pelos ingleses, que achavam ser prejudicial à saúde.
O ser humano tem ainda anecessidade de diversificar, várias, inovar os alimentos.
É importante ressaltar que a comida e o ato de comer têm muitos significados culturais, mas sem dúvida também nos alimentamos por necessidadevital, nutricional e conforme ao meio e a sociedade em que vivemos.
A antropologia se interessou pelas crenças e costumes alimentares dos povos primitivos, aspectos religiosos, como tabus,preferências, rejeições alimentares, rituais sagrados e outros. Atualmente, a antropologia vem se interessando pelos alimentos que trazem histórias, tradições, culturas regionais.
Precisamos enfatizar a...
tracking img