Antropologia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (273 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 4 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
A antropologia é uma ciência que se dedica ao estudo do ser humano de forma holística. O termo é de origem grega e é a junção de anthropos (“homem” ou “humano”) e de logos(“conhecimento”). A antropologia é uma ciência integradora que estuda o homem no âmbito da sociedade e da cultura a que pertence, combinando perspectivas das ciências naturais, sociais ehumanas.
Por outras palavras, esta ciência estuda a origem e o desenvolvimento da variabilidade humana e dos modos de comportamento sociais através do tempo e do espaço.
Em 1749,Georges-Louis Leclerc foi o primeiro especialista a considerar a antropologia como uma disciplina independente. O seu desenvolvimento assentava em duas posturas: enquanto análise dadiversidade física da espécie humana (a anatomia comparada) e enquanto resultado do projecto comparativo da descrição da diversidade dos povos.
Em finais da Segunda Guerra Mundial, amaioria das potências já tinham assinalado uma profissionalização da antropologia. De uma forma geral tratava-se de uma etnografia positivista, que visava enriquecer o discursosobre a identidade nacional.


Hoje em dia, a antropologia pode dividir-se em quatro subdisciplinas principais: a antropologia biológica (ou antropologia física), que estuda adiversidade do corpo humano no passado e no presente; a antropologia social (também chamada antropologia cultural ou etnologia), que analisa o comportamento humano, a cultura e asestruturas de relações sociais; a arqueologia, que versa sobre a humanidade pretérita e dá a conhecer a vida de povos já extintos; e a antropologia linguística (ou linguísticaantropológica), que se consagra ao estudo das linguagens humanas.


Leia mais: Conceito de antropologia - O que é, Definição e Significado http://conceito.de/antropologia#ixzz2MZyfITa9
tracking img