Antropologia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1448 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 10 de dezembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
ANTROPOLOGIA E SUA RELAÇÃO COM O SERVIÇO SOCIAL

INTRODUÇÃO:

Este trabalho tem como objetivo analisar a importância da antropologia na formação e no trabalho do Assistente Social, seus pontos de encontro entre uma área e outra, fala também da questão da desigualdade social, que como todos nós sabemos é muito grande no Brasil, e atinge a grande maioria da população, enquanto uns não tem nemo que comer, uma pequena maioria tem grande parte do dinheiro, que se tivéssemos um país justo socialmente a realidade seria muito diferente.










QUAL A IMPORTÂNCIA DA ANTROPOLOGIA PARA A FORMAÇAO E O TRABALHO DO ASSISTENTE SOCIAL?

A contribuição da antropologia é justamente fazer com que o assistente social olhe para o outro, enxergando o referencial do outro comoele é e não como pensávamos que ele seria, respeitando suas diferenças, ou seja, o que a outra pessoa é e não como queremos que ele seja, ou mesmo tenha o mesmo pensamento que julgamos ser normal, a antropologia faz com que o assistente social veja que o mundo esta sempre mudando, o profissional tem que ter um olhar critico e uma atitude renovadora, que transforme em compromisso, a busca por umamelhor e mais justa relação entre as pessoas, ou seja, o saber antropológico nos permite ver, compreender, analisar as diferenças sociais e culturais que existe entre pessoas, sem fazer julgamentos precipitados, buscando sempre a paz e o respeito entre povos.
Não há estudos que mostre como as elites vêem a pobreza e desigualdade, mesmo nos países ricos e prósperos esta questão é pouco estuda. Umestudo sobre a emergência de políticas nacionais na Europa mostrou que o poder publico só entendeu em ação quando os ricos viram que trabalhar em conjunto para solução dos problemas sociais traria vantagens como educação, saúde, previdência e cidadania. Um estudo feito por Swaan mostra que o sujeito da elite de terceiro mundo ver e encarar a pobreza e diferente da que as elites europeias.
Chama àatenção a importância que a questão da pobreza e desigualdade tem para as elites brasileiras, mas também quando são perguntadas, as nossas elites põem e primeiro lugar as questões sociais como principal ameaça a democracia no Brasil, entre o principal item estão a má qualidade da educação a pobreza e a desigualdade.
Acredita-se que quando a educação no Brasil for de qualidade e acessível a todos,acontecera uma redistribuição de renda e riqueza. Seria tudo diferente se houver-se vontade de fazer projetos sociais por parte dos políticos e  os estados cumprissem os seus devidos papeis. Os ricos não se sentem responsáveis pela desigualdade existente no Brasil, não se acham no dever de fazer políticas publicas e transferem tudo isso como obrigação exclusiva dos estados, se todos seinteressassem mais pelas questões sociais teríamos um país mais justo, com menos sofrimento entre tantas outras coisas. A elite brasileira não acredita e não quer fazer nada em relação as questões sociais, mas quando é assuntos de seu  interesses, o que podemos concluir é que diferentemente das elites europeias a nossa elite não incluem a erradicação da pobreza e diminuição da desigualdade social como seusinteresses de fato.
As elites da áfrica do sul em Bangladesh nos mostra com mais clareza quais são as características das elites brasileiras, elas vêem a pobreza e a desigualdade como crescimento insuficiente, as  elites brasileiras e africanas acreditam que seria de responsabilidade dos setores privados, gerar mais riquezas para as coisas começarem a mudar.
A antropologia mostra ao assistentesocial como lidar como as diferenças sociais como enxergar os problemas dos outros identificar quais acontecimentos seria necessário para que essa pessoa aceitasse ajuda que tipo de ajuda ele realmente precisa.
A desigualdade social e um tema central em muitas discussões, sobre mudanças sociais tanto na áfrica do sul quando no Brasil existe a insegurança e a ameaçada violência são vistos como os...
tracking img