Antropologia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (866 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 28 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
1- De fato, apenas no final do século XVIII é que começa a se construir um saber cientifico (ou pretensamente cientifico) que torna o homem como objeto de conhecimento, e não mais a natureza ;apenas nessa época é que o espírito cientifico pensa, pela primeira vez, em aplicar ao próprio homem os métodos até então utilizados na área física ou da biologia.

2- A ciência, ao menos tão como éconcebida na época, supõe uma dualidade radical entre o observador e o seu objeto, entre o sujeito observante e o objeto observado é obtido na física pela natureza suficientemente diversa dos doistempos presentes, na historia, pela distancia no tempo que separa o historiador da sociedade estudada, ela consistira na antropologia, nessa época – e por muito tempo- em uma distancia definitivamentegeográfica.
3- 1) o antropólogo aceita, por assim dizer, sua morte, e volta para o âmbito das outras ciências humanas. Ele resolve a questão da autonomia problemática de sua disciplinareencontrando, especialmente, a sociologia, e notadamente, o que é chamado de “sociologia comprada”.
2) ele sai em busca de uma outra área de investigação: o camponês, este selvagem de dentro, objeto idealde seu estudo, particularmente bem adequado, já que foi deixado de lado pelos outros ramos das ciências do homem.
3) finalmente é aqui que temos um terceiro caminho, que inclusive não exclui oanterior, ele afirma a especificidade de sua pratica, não mais através de um objeto empírico constituído, mas através de uma abordagem epistemológica.
4- Antropologia biológica: Consiste no estudo dasvariações dos caracteres biológicos do homem no espaço e no tempo. Sua problemática é a das relações entre o patrimônio genético e o meio; ela analisa as particularidades morfológicas e fisiológicasligadas a um meio ambiente, bem como a evolução dessas particularidades.
Antropologia pré-histórica: É o estudo do homem por meio dos vestígios materiais enterrados no solo. Seu projeto, que se liga à...
tracking img