Antropologia

Páginas: 3 (669 palavras) Publicado: 19 de novembro de 2012
Introdução



O artigo: "Teleguiados e chefes: juventude e crime" é o relato de uma pesquisa feita por Alba Zaluar, realizada na cidade do Rio de Janeiro. Cidade que é conhecida em todo omundo por sua beleza e também pelo auto nível de violência e criminalidade. No artigo há vários depoimentos de jovens que estão introduzidos em uma triste realidade. Eles relatam sobre seu dia-a-dia, osmotivos que os levaram a iniciar essa vida, e o porque de não saírem dela.











































Teleguiados e chefes: juventude ecrime



“ teleguiado é aquele que tá ali, mas não sabe fazer o papel que ele tá fazendo, ainda não pensou naquilo, ainda não abriu os olhos (...) ainda não pensou, ainda não raciocinou o que é umacadeia... Que um dia que um pensar o que é uma cadeia vai ser tarde pra ele.”


No Brasil acredita-se que a pobreza está ligada diretamente ao crime. Geralmente as pessoas geram um pré conceitosobre este tema.
Os jovens estão sujeitos a vários fatores ao qual são influenciados a terem sua vida mudada através do crime, no qual eles tem a ilusão que essa mudança será para melhor, mas quandohá um aprofundamento nesta vida, eles percebem que fazer parte disto não trás tantos lucros assim, sempre há um lado negativo, e neste caso, o pior deles, é a morte. Ligado a tudo isso, há também: anegligência da justiça, corrupção policial e o fascínio pelo poder.
A justiça muitas vezes deixa a desejar no seu papel, que não é somente punir mas também desenvolver ações que gerem neles o desejopor uma realidade diferente. A polícia corrupta vem em contraposição a esse conceito de regeneração, eles desejam mesmo é que esses infratores continuem a sustentar esse vício, atrelado ao desejo pordinheiro fácil, acarretando assim, lucro aos próprios.
Por volta dos 14 anos de idade o adolescente está passando pela fase de transição que o leva a puberdade, neste momento de sua vida ele...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • o que é antropologia?
  • Antropologia
  • Antropologia
  • antropologia
  • Antropologia
  • Antropologia
  • Antropologia
  • Antropologia

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!