Antropologia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (404 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 1 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
A antropologia define a cultura como sendo componente da própria natureza humana, construída a partir de diversos fatores, como raça, religião, localização espacial, assim, sendo aprendida comindivíduos que vivem em diferentes lugares, encontram-se diferentes culturas de acordo com a região geográfica. Tratando - se de sistemas lógicos, que apesar de diferentes entre si – as variadas culturasexistentes – servem aos mesmos propósitos e, portanto, são igualmente validos; sendo ainda a base da sociedade humana.
O etnocentrismo é um conceito utilizado pela antropologia para se referir umgrupo social, que compartilhe de determinada cultura, que discrimine demais sociedades ou grupos, por qualquer motivo, desde hábitos alimentares até rituais religiosos, surgindo, a partir daí, opreconceito. Um grande exemplo desse tipo de situação foi o etnocentrismo realizado pelo povo europeu durante as grandes colonizações, nas quais por se considerarem uma civilização superior dominou e reprimiuos povos nativos de grandes áreas da América e África.
No caso citado dos índios, uma tribo do Mato Grosso do Sul, após sofrer tantas perdas matérias, territoriais e culturais, decidiu realizar umsuicídio coletivo. Com o olhar antropológico podemos perceber como os índios possuem uma cultura muito distinta da que é predominante hoje no Brasil, por organizarem-se de forma tribal, não havendoaderido ao capitalismo vigente. Porém, é preciso ressaltar que isso não os torna inferiores, ou atrasados, uma vez que essa é a cultura presente nesse povo que acompanhou sua história.
Ainda sobesses conceitos, o caso demonstra uma postura etnocêntrica adotada pelas autoridades da Justiça e do Governo do Estado, uma vez que não se buscou preservar, ou mesmo contribuíram para a extinção da tribo.Esse evento se iguala ao que ocorreu no colonialismo, já que as diferenças culturais – que são protegidas na constituição – não estão sendo respeitadas de fato, terminando pela imposição daqueles...
tracking img