Antropologia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 17 (4108 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 31 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE GOIÁS
UNIDADE UNIVERSITÁRIA DE CALDAS NOVAS/GO
ADMINISTRAÇÃO


METODOLOGIA KAIZEN

CALDAS NOVAS/GO
2012


METODOLOGIA KAIZEN

Trabalho acadêmico, apresentado como requisito parcial de avaliação à matéria de Metodologia científica, dos alunos do 1º Ano Noturno do curso de Administração.
Orientador (a): Adélia Maria Aparecida Moraes.

CALDAS NOVAS - GO
2012SUMÁRIO

INTRODUÇÃO

JUSTIFICATIVA

OBJETIVOS

DELIMITAÇÃO DO TEMA E DEFINIÇÃO DO PROBLEMA

HIPÓTESES

REFERENCIAL TEÓRICO

METODOLOGIA

CRONOGRAMA

CONCLUSÃO

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS








INTRODUÇÃO

O mundo vive uma transformação, onde a palavra emprego está ligada ao grande empenho e dedicação dentro das empresas.Serviços de qualidade e produtividade devem ser oferecidos sem prerrogativas, e para isso muitas empresas também tiveram que passar por um processo de adequação chamado de melhoramento contínuo.
Neste contexto, surge o conceito de melhoramento contínuo, que como o próprio nome indica, é uma abordagem de melhoramento de desempenho que compreende passos de melhoramento incremental. Este melhoramentocontínuo também é conhecido como Kaizen.
OKaizenébaseadona crençadequetodososindivíduossejamelesadministradores ouoperários,podemcontribuirparaomelhoramentodoseulocaldetrabalho,queéonde todospassam grande parte dotempo desuas vidas. Kaiser é uma técnicaqueagregagrandes valoresdentrodeumaempresa,poistrazconsigosoluçõescriativas,incentivandoo pensamentolivreeainiciativaindividualdostrabalhadores.Asperguntasdopresente trabalhosão:Ametodologia Kaizen garante melhoria contínua às organizações? Éviável programá-la.
O objetivo geral deste trabalho é obter de forma geral, a origem, Fundamentaçãoteóricadosprocessosdemelhoria continua Conceitode LeanSigma,LeanSigma Manufacturing, Lean Sigma Healthcare, Lean Sigma Logistics.
ESeis Sigmas;Fundamentação teórica do Kaizen, Os dez (10)mandamentos do Kaizen, ObjetivosdoKaizen,BenefíciosdoKaizen,Operacionalização/ImplementaçãodoKaizen, Programas 5S, Just in time (JIT), Kanban,Jidoka, e o Nivelamento de Produção.

CAPÍTULO I – FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA DOS PROCESSOS DE MELHORIA CONTÍNUA

Esse capítulo apresenta um estudo sobre os conceitos e histórico do Lean Sigma e Seis Sigma, sendo que estes itens fornecem a fundamentação teóricapara a compreensão dos métodos de melhoramento contínuo.

1.1 INTRODUÇÃO

No início do século XX o mundo passava por uma transformação chamada Revolução Industrial, onde a palavra emprego estava extremamente ligada às grandes corporações, que se empenhavam em atender ao crescente consumo em massa.
Mas para que estas empresas pudessem estar oferecendo serviços de qualidade eprodutividade, muitas tiveram que passar por um processo de adequação, o qual não poderia ficar estagnado. Este processo deveria ocorrer de uma forma contínua, ou seja, constantemente.
Neste contexto, surge o conceito de melhoramento contínuo, que como o próprio nome indica, é uma abordagem de melhoramento de desempenho que presume mais ou menos passos de melhoramento incremental. Este melhoramento contínuotambém é conhecido como Kaizen.
Uma das ferramentas que implementam o processo Lean Sigma é a metodologia Kaizen. O Lean Sigma incrementa os conceitos abordados no Seis Sigma e que pode contribuir para melhorias nos processos produtivos, reduzindo custos e sustentando as implementações tecnológicas sem gerar diretamente o desemprego.

1.2 EVOLUÇÃO DOS PROCESSOS DE PRODUÇÃO

Analisando oaspecto competitivo empresarial nos últimos anos, observa-se que o ambiente industrial vem sofrendo profundas mudanças para se adequar ao mercado mundial.
Tais mudanças fizeram com que empresas tradicionais, que antigamente operavam com produção em larga escala de grandes lotes de produtos, se transformassem em empresas modernas que operam na produção de itens variados, com prazos mais curtos...
tracking img