Antropologia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (762 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 28 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
A CULTURA CONDICIONA A VISÃO DE MUNDO DO HOMEM
Como podemos ver no texto a autora Ruth Benedict nos mostra que a cultura vai nos influenciar em determinadas compreensões, temos um exemplo no textode duas visões diferentes de um mesmo espaço. Para um antropólogo não passa de um amontoado de arvore e para um índio Tupi ele se encontra , reconhece cada uma delas.
A cultura interfere na nossaconduta no nosso modo de pensar, para um país uma pessoa só pode tirar carteira de habilitação com 18 anos e em outros países este limite de idade não é o mesmo, e nós podemos criticar essa outra forma delei como errada, mas tudo não passa de uma visão através da minha cultura, ou seja, a minha cultura é que esta certa e isso se chama etnocentrismo assim como a autora nos escreve esse fenômeno euniversal. E muitas culturas de diversas sociedades são taxadas como absurdas e imorais.
A CULTURA INTERFERE NO PLANO BIOLÓGICO
Aqui podemos conhecer outra forma de como a cultura nos interfere, o textonos mostra que se uma pessoa for retirada da sua cultura de forma violenta como os escravos africanos foram trazidos para o Brasil esses indivíduos passam por um mal chamado apatia ou banzo quetraduzido saudade e muitos foram os que cometeram suicídio. Temos ainda outro exemplo que a cultura interfere no nosso plano biológico, em uma tribo de índios Kaapor afirmavam que se uma pessoa vê umfantasma ela logo morreria e muitos índio acreditando na lenda já se sentiam condenados a morte e morriam, um antropólogo foi procurado por uma mulher sofrendo deste mal e ele deu a ela um comprimido devitaminas, que foi para ela como um neutralizante e ela sarou e não morreu. A cultura também é capaz da cura de doenças reais e imaginarias.
OS INDIVÍDUOS PARTICIPAM DIFERENTEMENTE DE SUA CULTURAUma pessoa participa diferentemente da cultura dependendo da idade e do sexo ela vai ocupar um lugar diferente na sociedade por que essa sociedade vê que aquela determina pessoa, por exemplo, não pode...
tracking img