Antropologia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (972 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 12 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Semana 1

O INÍCIO DE UMA PREOCUPAÇÃO ANTROPOLÓGICA

1. Descoberta da América.
A gênese, ou seja, o início, da reflexão antropológica, é a descoberta do Novo Mundo. A descoberta da América.Achava-se que já se conhecia toda a humanidade, mas qual não foi a surpresa dos europeus ao se deparar com pessoas novas, com hábitos diferentes. A descoberta da América é um dos elementos que ajuda amudar a forma como as pessoas pensavam:
a) o mundo é muito maior do que se pensava: imaginem vocês viverem num mundo que acham conhecido. E de repente o mundo não é do tamanho que se imagina, mas muitomaior!
Não só surge um novo continente, como novas formas de vida e cultura.
B) Isso alterou a percepção, o entendimento que as pessoas tinham delas mesmas e dos outros.
Os homens começaram a sedar conta de que o mundo não termina com a minha vizinhança, que ele é muito maior.
E aí, o outro não é mais o meu vizinho, ou alguém que mora no próximo vilarejo, mas também um alguém de algum lugardistante e com costumes que você desconhece. Diante de pessoas tão diferentes os europeus se colocaram a seguinte questão: Seriam esses que acabamos de conhecer homens ou não?
Com isso surgiram asindagações: eles tem alma? São como nós? Quem são eles?
Olhar o outro, aquele que é diferente de nós nos ajuda não só a entendermos esse outro, mas ajuda principalmente a entender nós mesmos.E e os europeus vão refletir a respeito de si e dos índios. O mundo dos séculos XV e XVII é um mundo interpretado pela Bíblia e para as pessoas era a Bíblia que trazia as explicações sobre a origem dohomem.
Tentam então procurara uma raiz comum, pois todos devem descender de Adão e Eva.
2. Justificativa da conquista: o requerimiento.
E começou a surgir a questão: de quem são essas terras?Para resolver tal impasse surge um documento em 1514 de nome Requerimiento, obra do jurista real Palácios Rubios. Esse texto é uma tentativa de fundamentar legalmente as conquistas, ou seja, dar-lhes...
tracking img