Antropologia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (260 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 5 de junho de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
1. O que é Etnocentrismo?
É a atitude na qual a visão ou avaliação do mundo, tem como o nosso grupo o centro. Onde a nossa crença, valores, tradições e conceitossão melhores e mais corretos do que qualquer outro. O etnocentrismo trata-se de uma visão preconceituosa e discriminatória, tal que não existe grupo superior ouinferior, mas sim diferentes.

2. O que é Relativismo Cultural?
Um conceito antropológico que tem a visão de que todos os grupos culturais são igualmenteválidos, onde não existe “melhor” ou “pior”. Não é possível julgar a partir de um ponto de vista externo, no qual você não faz parte, os padrões e valores de uma cultura.Até porque todas as culturas, segundo o relativismo cultural, devem ser vistas como igualmente aptas a preencher as necessidades de seus integrantes.

3. O quejustifica durante o século XIX a percepção dos antropólogos de que a sociedade européia era homogênea e integrada?
Os antropólogos naquela época tinham como base acultura européia, mas tentavam identificar outras culturas. Não se deram conta da enorme diferença e conflito dessas culturas. No entanto, no século XIX, essaquestão ainda não se colocava para as ciências sociais.

4. Explique o significado a sentença “A antropologia é a ciência da alteridade”.
A alteridade estuda asdiferenças e a antropologia estuda o homem e sua existência, ela só pode ser entendida se as diferenças culturais forem reconhecidas. Tal motivo que dizem “Aantropologia é a ciência da alteridade”, onde tem o mundo sob várias visões. Exatamente isso que a alteridade nos ajuda, a compreender as diferenças sociais e culturais.
tracking img