Antropologia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (261 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 24 de maio de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Nome:Vinicius P.Zanoni Prontuário:10200382

Apresente uma definição e analise os impactos da globalização considerando suas origens, sua natureza, suas características erepercuções atuais e suas consequências para a cultura mundial.

A globalização pode ser considerada um processo de integração econômico, social, cultural, político que surgiu no final doséculo XX.
Esse processo interliga o mundo permitindo a interação e aproximação de pessoas de todos os países. Essa aproximação acontece devido ao barateamento e revolução tecnológica dosmeios de transporte e comunicação gerados pelas necessidades do capitalismo, ou seja, maiores mercados para os países “desenvolvidos”. Com isso ha o crescimento da influencia dos paísesmais ricos do mundo na cultura, informações e mercadorias.
Com a globalização temos a padronização da cultura, a formação de blocos econômicos, desenvolvimento e acesso as tecnologiasdesiguais, a atuação das multinacionais e etc.
Podemos destacar algumas vantagens e desvantagens da globalização.

Vantagens:

- Combate a inflação;
- Geração de empregos;
-Investimentos externos o que traz tecnologias que melhoram as relações com outros países, gerando trocas comercias e internacionais e outras culturas;
- Modernização da economia.Desvantagens:

- Necessidade de modernização, e o aumento da competitividade produziu um efeito negativo (desemprego).
- Desvalorização da cultura nacional fez com que as transnacionaisse instalassem nos países mais pobres, explorando a matéria prima e pagando a mão de obra mais barata.

Apesar de tudo a universalização da globalização não engloba todos os segmentosda sociedade, há resistências de algumas comunidades como, por exemplo:

- Comunidades Indigenas;
- Quilombolas;
- Povos ribeirinhos e caiçaras;
- Camponeses tradicionais.
tracking img