Antropologia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (748 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 25 de agosto de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
1- A antropologia uma chave para a compreensão do homem.
No final do século XVIII o homem tornou-se o objeto do conhecimento de um saber científico constituído na época do Iluminismo. A filosofiaprocura organizar os discursos dos relatos sobre a vida de “outros” povos.
No século XIX a observação sobre homem se limitava ao “estudo das populações que não pertencem à civilização ocidental”. Comodesenvolvimento das políticas colonialistas, os primeiros antropólogos estavam concentrados na investigação das chamadas sociedades simples ou primitivas. Época da constituição de Antropologia comociência.
O século XX exige da Antropologia o estudo do homem em sua totalidade e em todas as sociedades, ou seja, “levarem consideração às múltiplas dimensões do ser humano”.
2- O estudo do homeminteiro
Só pode ser considerada como antropológica uma abordagem integrativa que objetive levar em consideração as múltiplas dimensões do ser humano em sociedade. E há cinco áreas principais daantropologia, que mantém relações estreitas entre si.
Antropologia biológica: leva se em consideração os fatores culturais que influenciam o crescimento e a maturação do indivíduo. Interessa-se pela genéticadas populações que permite discernir o que diz respeito ao inato e ao adquirido.
Antropologia Pré-Histórica: estuda o homem a partir dos vestígios, reconstituindo sociedades desaparecidas.Antropologia linguística: estuda a linguagem para apreender as preocupações, valores e imaginário de uma população.
Antropologia Psicológica: estuda os comportamentos (conscientes inconscientes) dos sereshumanos particulares para apreender a totalidade.
Antropologia Social ou Cultural: dizem respeito a tudo que constitui uma sociedade, seus modos de produção econômica, suas, técnicas, sua organizaçãopolítica e jurídica, seus sistemas de parentesco, suas crenças religiosas, sua língua, sua psicologia, suas criações artísticas.
3- O estudo do homem em sua diversidade
Visando constituir os...
tracking img