Antropologia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 12 (2896 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 24 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
ESCOLA ................................
TÉCNICO EM ADMNISTRAÇÃO

O GOVERNO DE GETÚLIO VARGAS

NOME:

SÉRIE: PROFº:

CAMPO VERDE-MT
2011
Introdução
Getúlio Vargas governou o Brasil por quase vinte anos. Chegou ao poder através da Revolução de 1930, abrindo um período de modernidade voltada para os aspectos políticos, econômicos e sociais brasileiros, até então nunca trabalhados. Oforte espírito nacionalista de Vargas fez com ele fosse considerado o mais importante e influente nome da política brasileira do século XX.
Durante o governo de Getúlio Vargas, ocorreram diversas transformações nacionais: a industrialização progrediu de forma substancial, as cidades cresceram, o Estado se tornou forte, interferiu na economia e foi instaurada uma nova relação com os trabalhadoresurbanos.
O Governo de Getúlio Vargas é marcado por três grandes momentos durante o seu poder, desenvolvendo três tipos de governos com características específicas, sendo: O Governo Provisório, O Governo Constitucionalista e o Estado Novo.

O Governo de Getúlio Vargas

Governo Provisório - (1930-1934)
Getúlio Vargas assumiu o poder em 1930, após comandar a Revolução de 1930, que derrubou ogoverno de Washington Luís. Seus quinze anos de governo seguintes caracterizaram-se pelo nacionalismo e populismo. Sua forma de governo foi centralizadora e controladora.
Mediante a decisiva importância que os militares tiveram na consolidação da Revolução de 30, os primeiros anos da Era Vargas foram marcados pela forte presença dos “tenentes” nos principais cargos políticos do novo governo. Vargas embusca de apoio político aproximou-se da Igreja católica e dos militares para centralizar e fortalecer o poder da União, dissolvendo assim o Congresso Nacional, as Assembleias Legislativas estaduais e as Câmaras municipais e instituiu um regime de emergência.
Os "tenentes" reivindicavam mudanças significativas na vida política e econômica brasileira que implicavam a permanência do poder nas mãosde Vargas e o adiamento da constitucionalização do país. Esse projeto esbarrou na forte oposição de importantes grupos regionais interessados em retomar as posições que haviam perdido. O conflito político iria se aguçar, provocando, em menos de dois anos depois da Revolução de 1930, que foi a crise da política de valorização do café que ocorreu depois da quebra da bolsa de valores de Nova York.Em um novo movimento revolucionário em São Paulo: a Revolução Constitucionalista de 1932, que foi uma resposta paulista, sendo um movimento armado que tinha por objetivo a derrubada do Governo Provisório de Getúlio Vargas e a promulgação de uma nova constituição para o Brasil. Era hora de promover uma renovação nos quadros dirigentes do país, o que foi feito sob indicação de Vargas.
Em 1931,com exceção de Pernambuco e Bahia, todos os Estados do Norte e do Nordeste tinham um tenente no governo. Para impedir abusos e melhor controlar a ação dos interventores, o Governo Provisório criou, em agosto daquele ano, o Código dos Interventores.

A legislação trabalhista
Em novembro de 1930, foi criado o Ministério da Educação e Saúde, que tinha por objetivo formar uma elite mais bem preparadaintelectualmente, criando-se assim o ensino secundário, que duravam sete anos, divididos em dois ciclos, o primeiro sendo o ginasial com cinco anos de duração, e o segundo de dois anos, onde preparava o aluno para o ensino superior.
Mais tarde o órgão passou a se chamar Ministério de Educação e Cultura (MEC), após muitas mudanças em sua estrutura organizacional e a criação de secretarias comoo INEP e o FNDE, o MEC passa a estabelecer as áreas de competências dentre ao seu regime:
* política nacional de educação;
* educação infantil;
* educação em geral, compreendendo - ensino fundamental, ensino médio, ensino superior, ensino de jovens e adultos, educação profissional, educação especial e educação a distância, exceto ensino militar;
* avaliação, informação e pesquisa...
tracking img