Antropologia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (255 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 7 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
A partir dos trechos do Caderno de Homem e Sociedade, de Kenia Kemp (p. 62-3) sobre simbolização, símbolos fora de contexto, assinale a alternativa correta.“Como os símbolos cotidianos dependem de consenso em torno da interpretação, é muito comum que quando usados em um contexto diferente do original, eles sejaminterpretados de formas completamente diferentes da convenção da cultura que lhe deu origem.
Isso porque ao saírem de sua cultura original, podem ir parar em lugaresonde não há essa convenção sobre como ele deve ser interpretado. Então, o que acontece é que as pessoas tendem a dar o sentido mais apropriado ao seu própriocontexto. O que os indivíduos fazem, nesse caso, é idêntico ao trabalho feito pelo tradutor, ou seja, as pessoas tentam adequar os símbolos de outras culturas à suaprópria linguagem e vida social.
Ou seja, quando se “adota” símbolos de outras culturas, de outras convenções sociais, a tendência é que as pessoas façam um esforçopara adaptar os significados possíveis desse símbolo à sua própria realidade”.

Resposta
a.
A tatuagem tribal (maori, por exemplo) conserva seu significadoem contextos diferentes.
b. Não pode ocorrer o desenraizamento dos significados, pois são absolutos, invariáveis em seus significados.
c. Não se deveficar interpretando símbolos, principalmente se não forem da própria cultura.
d. O que a autora quer dizer com convenção é uma maneira dos símbolos não teremperdas ou sofrerem mudanças na transferência de lugar.
e. O “consenso em torno da interpretação” trata-se de, essencialmente, do processo de comunicação.
tracking img