Antropologia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1573 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 27 de abril de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Questão 1 Nota Excelente
(Enade) Retrato de uma princesa desconhecida

Para que ela tivesse um pescoço tão fino

Para que os seus pulsos tivessem um quebrar de caule

Para que os seus olhos fossem tão frontais e limpos

Para que a sua espinha fosse tão direita

E ela usasse a cabeça tão erguida

Com uma tão simples claridade sobre a testa

Foram necessárias sucessivas gerações deescravos

De corpo dobrado e grossas mãos pacientes

Servindo sucessivas gerações de príncipes

Ainda um pouco toscos e grosseiros

Ávidos cruéis e fraudulentos

Foi um imenso desperdiçar de gente

Para que ela fosse aquela perfeição

Solitária exilada sem destino

(ANDRESEN, S. M. B. Dual. Lisboa: Caminho, 2004. p. 73).

No poema, a autora sugere que:

Alternativas
1 - ospríncipes e as princesas são naturalmente belos
2 - o trabalho compulsório de escravos proporcionou privilégios aos príncipes
3 - os príncipes generosos cultivavam a beleza da princesa
4 - a beleza da princesa é desperdiçada pela miscigenação racial
5 - o exílio e a solidão são os responsáveis pela manutenção do corpo esbelto da princesa.
Sua resposta
2 - o trabalho compulsório de escravosproporcionou privilégios aos príncipes
Resposta gabarito
o trabalho compulsório de escravos proporcionou privilégios aos príncipes
Comentário do gabarito
As relações sociais entre senhores e escravos destacada no poema retrata o modo como se originou, no Brasil, a construção das desigualdades sociais e étnico-raciais.
Questão 2 Nota Excelente
(Enade_com modificações) Exclusão digital é umconceito que diz respeito às extensas camadas sociais que ficaram à margem do fenômeno da sociedade da informação e da extensão das redes digitais. O problema da exclusão digital se apresenta como um dos maiores desafios dos dias de hoje, com implicações diretas e indiretas sobre os mais variados aspectos da sociedade contemporânea. Nessa nova sociedade, o conhecimento é essencial para aumentar aprodutividade e a competição global. É fundamental para a invenção, para a inovação e para a geração de riqueza. As tecnologias de informação e comunicação (TICs) proveem uma fundação para a construção e aplicação do conhecimento nos setores públicos e privados. É nesse contexto que se aplica o termo exclusão digital, referente à falta de acesso às vantagens e aos benefícios trazidos por essas novastecnologias, por motivos sociais, econômicos, políticos ou culturais. Considerando as ideias do texto acima, assinale a opção correta:
Alternativas
1 - Um mapeamento da exclusão digital no Brasil não é uma ação necessária, uma vez que esse problema já foi enfrentado e solucionado no país por meio de políticas públicas inclusivas.
2 -
O direito à informação diferencia-se dos direitos sociais, umavez que estes estão focados nas relações entre os indivíduos e, aqueles, na relação entre o indivíduo e o conhecimento (portanto, um direito meramente tecnológico).

3 - O problema do acesso às tecnologias de informação e comunicação (TICs) no Brasil tem suas raízes na deficitária estrutura computacional e de internet existente em todo o território nacional, muito aquém da disponível na maiorparte dos países desenvolvidos.
4 - O uso das tecnologias de informação e comunicação (TICs) representa um importante meio de promover a igualdade social em um país ao disponibilizar informação e acesso ao conhecimento àqueles que tiveram esse direito negado ou negligenciado, pois contribui com a mobilidade social e econômica.
5 - A exclusão digital é um problema que se situa no nível individual,na medida em que muitas pessoas rejeitam o aprendizado e o uso das tecnologias computacionais e de internet, tecnologias estas cada vez mais acessíveis a todos os cidadãos.
Sua resposta
4 - O uso das tecnologias de informação e comunicação (TICs) representa um importante meio de promover a igualdade social em um país ao disponibilizar informação e acesso ao conhecimento àqueles que tiveram...
tracking img