Antropologia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (472 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 24 de abril de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
• 1. Valores são idéias abstratas que definem o que é considerado importante, válido ou desejável em uma dada cultura. Normas são regras de comportamento que refletem os valores dessa cultura.Partindo dessas definições, analise como os valores e as regras atuam para direcionar o comportamento dos indivíduos e qual a importância de ambas para a coesão social. Exemplifique seus argumentos.Resposta: Valores e Normas atuam juntos na sociedade fazendo com que os cidadãos mantenham um padrão de comportamento que não interfira, ou ofenda outro cidadão. Sendo hábitos culturais impostos, ou não,pelo governo através de normas legislativas como, por exemplo, não furtar, ou simplesmente valores culturais como cuidar da higiene pessoal para evitar odores quem possam incomodar ou outros.• 2. Do nosso nascimento até nossa morte, estamos em constante interação com outros seres humanos que nos condicionam nossa personalidade, nossos valores e comportamentos. Os cenários culturais emque nascemos e amadurecemos influenciam nosso comportamento, mas isso não significa que os humanos são privados da sua individualidade. A partir dessas ideias e considerando suas dimensões coletivas,analise a questão da identidade social e da auto-identidade.

Resposta: Identidade social é baseada nos valores e normas culturais de sua sociedade, ou seja, agir e interagir com a sociedade da formaque se espera. Por exemplo, em muitos países como a Austrália, não é comum ver pessoas comendo coração de galinha, pois tal especiaria da cozinha brasileira é considerada como comida de cães. Já aauto-identidade, é agir, pensar e interagir sob seu próprio julgamento do que é certo ou errado, independente de regras ou valores.


• 3. A racionalidade é para o homem uma possibilidade, nemsempre somos racionais; grande parte das nossas ideias, crenças e atitudes são herdadas dos grupos sociais aos quais se pertence. Os padrões de comportamento de outros grupos sociais podem nos parecer...
tracking img