Antropologia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 11 (2649 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 23 de abril de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Trabalho de Antropologia

Professor: Salvador Schavelzon

Primeiro ano, Publicidade e Propaganda – Matutino

Gropo Social Pesquisado: Consumidores de Cigarro



Trabalho de Antropologia – Sumário

Capa e Apresentação............................................................................. 01Sumário................................................................................................... 02
História do Cigarro.................................................................................. 03, 04
A Vida de Quem fuma............................................................................. 04, 05
Fumante Passivo..................................................................................... 05, 06, 07
A respeito daSaúde................................................................................. 07, 08
Indústria Tabagista................................................................................... 08, 09
Objetivo da Campanha............................................................................. 09
Panfleto Campanha Anti Tabagista.......................................................... 010
ReferênciasBibliográficas......................................................................... 011

História do cigarro

O cigarro, do francês (cigarrete) é uma pequena porção de fumo enrolado em papel, pode ou nao dispor de filtro, e ter em sua composição elementos que atraem seu consumo, como cigarros mentolados, variados sabores como de cereja, cravo etc.
O sistema de filtração do cigarro se da por uma porção deacetato de celulose.
Ninguém sabe ao certo sobre as verdadeiras raízes do cigarro. Entre elas se destaca o consumo na América Central no século IX na forma de cachimbos feitos com bambu. Várias tribos reconhecidas mundialmente por sua grandes contribuições para a sociedade, já fumavam tabaco misturado a outros elementos como forma de se comunicar com os Deuses, os Maias e os Astecas, enquanto isso, emoutra parte do território mundial, o tabaco era consumido pela forma de charutos, muito semelhantes aos que consumimos e conhecemos nos dias atuais.
O cigarro produzido na América do Sul e Central dispunham de varias plantas para que se desse a condição de consumo, quando foi levada até a Europa, a maneira de se consumir o cigarro, passou de plantas para capa de milho. Por volta do século XVIIfoi intrudizido na “produção” do cigarro o papel fino, que se assemelha muito com o papel que dispomos nos dias atuais, na época era nomeado como “papelete”.
Por volta de 1830 o cigarro chegou na França, onde recebeu o nome de cigarrete, o termo que usamos hoje, cigarro, deriva deste nome. Apartir de 1845 o governo começou a produzir a droga, os soldados que lutaram na 1º Guerra Mundialpopularizaram o cigarro, influenciandos pelo governo da época. Posteriormente chegaram as primeiras caixas de cigarro, denominadas “cigarrillo” ou “cigarrito”. A popularizaçao da droga se deu por conta da propaganda e marketing, agregados ao tabaco. Em tempos como a Segunda Guerra Mundial, o tabaco ficou muito caro, pois era racionalizado para o consumo dos soldados.
Como todos bem sabemos, o cigarro éuma droga que causa dependencia física ou psiquica, mais de fato o que leva uma pessoa a querer fazer uso do cigarro?
Estudos mostram que uma das grandes culpadas para o aumento do consumo do tabaco é a industria cinematográfica, pois os grandes icones de cinema sao colocadas como fumantes, induzindo assim os grandes fãns das telenas a consumirem a droga de forma que eles se pareçam com seusidolos. Outra forma de se começar a consumir a droga é por influência dos amigos na adolescencia, e pela grande ânsia de tentar algo novo, causada pela grande complexibilidade dessa idade.
O tratamento do tabaco utilizado na produção de cigarros introduz substâncias cancerigenas que tornam-se ainda mais prejudiciais durante sua combustão podendo prejudicar o organismo de diversas formas, nao...
tracking img