Antropologia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (674 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 16 de abril de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
UFBA - Universidade Federal da Bahia Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas Antropologia II

MALINOWSKI, B. Vida e Obra. Resumo. Nascido em Cracóvia, na Polônia, em 1884, Malinowski dedicou-se,de inicio, as ciências exatas, à matemática e à física, tendo sido atraído à antropologia por caminhos transversos. Forçado, por motivos de saúde, a abandonar por algum tempo suas pesquisas de física,resolveu a dedicar o tempo livre à leitura da grande obra de James Frazer, The golden bough, que o converteu ao estudo da antropologia. “A expedição Cambridge ao estreito de Torres, a primeira grandeexpedição antropológica, que contou com a participação de Haddon, Rivers e Seligman abriram novas fronteiras para a antropologia.” (MALINOWSKI. Antropologia. 1986. p.8).

A pesquisa de Rivers entreos Todda em 1901 e o extenso levantamento da Malanésia empreendido por Seligman em 1904, iniciam, na Inglaterra, a grande fase do trabalho em campo, que Malinowski iria revolucionar. No mesmoperíodo, nos Estados Unidos, Boas desenvolvera igualmente a pesquisa de campo, construindo uma abordagem culturalista. Malinowski iniciou-se em 1914, entre os Mailu na Melanésia sobre os quais publicou umapequena manografia. Deu iniciou a uma nova pesquisa que o levou às ilhas Trobriand, pequeno arquipélago situado a nordeste da Nova Guiné.

Os anos decorrentes ao trabalho em campo foram dedicados, emsua maior parte, ao ensaio sobre os Mailu e à elaboração dos dados sobre os trobriandeses. Malinowski escreveu sua primeira monografia, Argonautas do Pacífico Ocidental em Tenerife.

Acaracterística central do trabalho de Malinowski é a habilidade com que consegue criar, para a imagem viva e humana de um povo completamente diferente de nós. A vida trobriandesa se apoia numa imensa riqueza deinformações empíricas. Quando foi a ilha ficou na casa de missionários, mas depois tomou a iniciativa de armar a sua barraca em meio à aldeia dos povos nativos. A participação é muito importante para...
tracking img