Antropologia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 28 (6830 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 27 de março de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
terça-feira, 16 de março de 2010
Fichamento do livro APRENDER ANTROPOLOGIA de François Laplantine
APRENDER ANTROPOLOGIA (François Laplantine)

No inicio dos séculos Laplantine afirma que o homem sempre estudou o homem e sua sociedade, mais a visão do homem como um objeto de estudo surgiu recentemente apenas no século XVIII, tendo o projeto alcançado ainda na metade do século seguinte onde ohomem começa a usar a ciência e passa a tratar o homem como indivíduo e como ser social, tendo de ter uma dualidade radical entre observador e seu objeto. Assim os primeiros antropólogos da época estudaram as sociedades longínquas (primitivas), como numa situação de laboratório, para assim compreenderem a organização “complexa” de nossas próprias sociedades.
Com o desaparecimento das sociedadesprimitivas no inicio do século XX , a antropologia sofre com uma crise de identidade, onde surge uma questão “a morte do selvagem há de causar a morte daqueles que haviam se dado como tarefa o seu estudo?” onde podemos observar 3 respostas.
1)O antropólogo aceita sua morte e volta para o âmbito de outras ciências humanas, como a sociologia.
2)Ele sai em busca de uma outra área para estudo, ocamponês se torna ideal já que foi deixado de lado pelos outros ramos das ciências humanas.
3)O terceiro caminho, que inclusive não exclui o anterior, através de uma abordagem epistemológica que diz que a antropologia não está ligada a um espaço geográfico, cultural ou histórico particular ele afirma que antropologia nada mais é um certo olhar, um certo enfoque que consiste no estudo do homem porinteiro, em todas sociedades, estados e épocas.

O ESTUDO DO HOMEM INTEIRO

Só pode ser considerada como antropológica uma abordagem integrativa que objetive levar em consideração as múltiplas dimensões do ser humano em sociedade. Laplantine aponta 5 áreas que mantem relações estreitas entre si;
A antropologia biológica: consiste no estudo das variações dos caracteres biológicos do homem noespaço e no tempo, Estudos que são feitos observando o desenvolvimento do homem conforme sua cultura e genética, permitindo assim discernir o inato do adquirido.
Antropologia pré-histórica:é o estudo do homem através dos vestígios materiais enterrados no solo, projeto que se liga a arqueologia visando reconstituir sociedades desaparecidas.
Antropologia lingüística: estuda a linguagem onde atravésdessa poderemos extrair valores, preocupações, sentimentos, pensamentos, expressões de indivíduos que compõem tal sociedade.
Antropologia psicológica: consiste nos estudos dos processos e do funcionamento do psiquismo humano.
Antropologia social e cultural (ou etnologia): abrange tudo que constitui uma sociedade sua economia, técnicas, organização política e jurídica, sistemas de parentesco,sistemas de conhecimento, crenças religiosas, línguas, psicologia e suas criações artísticas. Estudo que não objetiva o levantamento sistemático desses aspectos, e sim em mostrar a relação entre si próprios e a sociedade.

O ESTUDO DO HOMEM EM SUA DIVERSIDADE

A antropologia é o estudo de todas sociedades humanas, as culturas da humanidade é como uma diversidade histórica e geográfica. Visandoconstituir os “arquivos” da humanidade em suas diferenças significativas, ela inicialmente privilegiou as áreas de civilização exteriores à nossa. Devemos reconhecer que o conhecimento antropológico de cada cultura passa inevitavelmente pelo conhecimento de outras culturas e que somos uma cultura possível entre muitas mais não única, Implicando um descentramento radical provocando uma ruptura com aidéia de que existe apenas um centro do mundo.

DIFICULDADES

1)A primeira dificuldade se manifesta ao nível das palavras. Etnologia ou antropologia? Etnologia é mais usada pelos franceses, insiste na pluralidade irredutível das etnias. Antropologia é mais usada pelos países anglo-saxônicos, e diz respeito ao estudo das instituições e costumes.
2)A segunda dificuldade diz respeito ao grau de...
tracking img