Antropologia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1281 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 20 de março de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
O campo e a Abordagem Antropológicos
A reflexão do homem sobre o homem e sua sociedade, e a elaboração de um saber são, portanto, tão antigos quanto à humanidade, e se deram tanto na Ásia como na África, na América, na Oceania ou na Europa. O projeto de fundar uma ciência do homem – uma antropologia – é, ao contrário, muito recente. De fato, apenas no final do século XVIII é que se começa aconstituir um saber científico que toma o homem como objeto de conhecimento, e não mais a natureza, apenas nessa época é que o espírito científico pensa, pela primeira vez, em aplicar ao próprio homem os métodos até então utilizados na área física ou biológica. Isso Constitui um evento considerável na historia do pensamento do homem sobre o homem.
O que vemos é que homem sempre teve curiosidade detudo, ele não seria a exceção dele mesmo, então ao passar do tempo foi criada uma ciência para o estudo do homem, conhecida como antropologia. Antropologia só teria efeito entre as outras ciências na segunda metade do século XIX, aonde os primeiros estudos eram feitos nas sociedades primitivas, porem com sumiço desse tipo de sociedade, será que antropologia sumiu com ela?
A resposta a essapergunta passa por três estágios, o primeiro diz que se o objeto de estudo perder-se, poderá o antropólogo passar a estudar a “sociologia”, ele também pode estudar o camponês, como uma espécie de selvagem, e, por fim, o aspecto epistemológico, quem saiba o mais viável.
O estudo do homem inteiro.
Só podemos considerar como antropológica um abordagem que considere as cinco dimensões que mantém relaçõesestreitas entre si, que são:
1 – Antropologia Biológica – consiste no estudo das variações dos caracteres biológicos do homem no espaço e no tempo. Sua problemática é a das relações entre o patrimônio genético e o meio (geográfico, ecológico, social), ela analisa as particularidades morfológicas e fisiológicas ligadas a um meio ambiente, bem como a evolução destas particularidades.
2 –Antropologia Pré-Histórica – É o estudo do homem através dos vestígios matérias enterrados no solo (ossadas, mas também quaisquer marcas da atividade humana). Seu projeto, que se liga a arqueologia, vida reconstruir as sociedades desaparecidas, tanto em suas técnicas e organizações sociais, quanto em suas produções culturais e artísticas.
3 – Antropologia Linguística – A linguagem é, com toda evidência,parte do patrimônio cultural de uma sociedade. É através dela que os indivíduos que compõem uma sociedade se expressam e expressam seus valores, suas preocupações, seus pensamentos. Só o estudo da língua permite: Compreender como os homens pensam como vivem e como se sentem; como eles expressam o universo e o social; como, eles interpretam seus próprios saber e saber-fazer.
4 – AntropologiaPsicológica – Consiste no estudo dos processos e do funcionamento do psiquismo humano. Somente através dos comportamentos – conscientes e inconscientes – dos seres humanos particulares podemos apreender essa totalidade sem a qual não é antropologia. É a razão pela qual a dimensão psicológica (e também psicopatológica) é absolutamente indissociável do campo do qual procuramos aqui dar conta.
5 –Antropologia Social e Cultural (ou etnologia) – Diz respeito a tudo quanto constitui sociedade: seus modos de produção econômica suas técnicas, sua organização política e jurídica, seus sistemas de parentesco, seus sistemas de conhecimento, suas crenças religiosas, sua língua
O estudo do Homem em sua totalidade
Visando constituir os “arquivos” da humanidade em suas diferenças significativas, aantropologia inicialmente privilegiou as áreas de civilização exteriores à nossa. Apenas a distância em relação a nossa sociedade nos permite fazer esta descoberta: aquilo que tomávamos por natural em nós mesmos é, de fato, cultural. Daí decorre a necessidade, em antropologia, de certo “estranhamento”, a perplexidade provocada pelo encontro das culturas que são para nós as mais distantes e cujo...
tracking img