Antropologia- o povo brasleiro: o brasil sertanejo

720 palavras 3 páginas
UNESC Faculdades de Campina Grande- PB
DIREITO

Luara Maria Diniz

O POVO BRASLEIRO: O Brasil sertanejo

Campina Grande-PB, 30 de abril de 2013
O Brasil é um país com diversas culturas, temos pessoas vindas de várias partes do planeta e é com a chegada dos portugueses que começa essa mistura. Negros trazidos da África para ser escravos, Italianos, alemães, poloneses, japoneses, eslavos e tantos mais não só contribuíram para a exploração de novas terras como para o que somos hoje.
Darcy Ribeiro fala em seu livro “O povo brasileiro” sobre a formação do brasil até os dias de hoje e sobre os 5 “brasis” - O Brasil sertanejo; O Brasil crioulo; O Brasil caboclo; O Brasil caipira; e O Brasil sulino. Em “O Brasil sertanejo” Darcy conta como tudo começou, fala da economia, da vegetação, dos costumes, das pessoas e de tudo que compõe o ser sertanejo.
No sertão encontra-se uma vegetação rara confinada de um lado pela floresta da costa do atlântico, pela Amazônia e ao sul pela zona da mata. Nas faixas de florestas, há palmeiras de buriti, carnaúba, babaçu, pastos raros e arbustos com troncos tortuosos devido a irregularidade das chuvas. A economia sertaneja surgiu como dependente da açucareira, pela pastagem de gado introduzido no Brasil pelos portugueses e trazidos de Cabo Verde. As criações seguiam pelo São Francisco até o sul e ao Maranhão e Piauí. Os grandes proprietários de terras foram inicialmente senhores de engenho da costa como uma atividade de apoio, e só depois passaram a ser especialistas na criação de gado. O vaqueiro tinha um relacionamento com o seu senhor dotado de muito respeito mútuo, e recebia seu salário em reses e em sal. O trabalho de pastoreio moldou o homem e o gado da região: ambos diminuíram de tamanho, tornando-se ossudos e secos de carne. Hoje, enquanto o gado cresce, alcançando ossatura mais ampla e recebe tratamento, o vaqueiro e sua família, não. Apesar das enormes somas de dinheiro que vem do governo federal, para

Relacionados

  • Sociologia
    26919 palavras | 108 páginas