Antropologia e o mundo contemporâneo: cultura e diversidade

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (578 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 20 de novembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
ANTROPOLOGIA E O MUNDO CONTEMPORÂNEO: CULTURA E DIVERSIDADE

Muitas são as ciências que tem como objeto de estudo o homem, todavia sua especialidade acaba limitando o grau de conhecimento sobreeste ser, por isso o estudo da antropologia é importante, pois trata o estudo do homem de maneira unificada, o foco está no estudo principalmente de sua produção cultural, seu comportamento edesenvolvimento nos agrupamentos e em suas relações sociais; tendo por base os sistemas simbólicos desenvolvidos pelos agrupamentos humanos em suas dinâmicas interações. A gama de diversidades culturais que seexpandem em tempo e espaço instiga ainda mais os antropólogos a este estudo, em um campo tão vasto e complexo de pesquisa.
A antropologia está voltada para o homem como ser social que pensa e expressasuas idéias, sua formação cultural e não a sua constituição biológica, que é foco de outras ciências.
Entende-se por cultura um conjunto de fenômenos materiais e ideológicos que caracterizam umgrupo (língua, costumes, rituais, culinária, vestuário, religião, etc), esses hábitos podem ser repassados de geração para geração; porém a cultura vive num permanente processo de mudança, conseqüência doambiente externo que rodeia os grupos e influenciada pela necessidade do homem de aprender.
Embora vivemos em uma sociedade humana sem divisões pré-estabelecidas, a diversidade cultural acabacriando a concentração em grupos, o que gera reações diante do contato de outra cultura diversa á do seu grupo.
Esse impacto de culturas, que causa estranheza diante de costumes de outros povos, faz comque um pré-julgamento seja feito do outro, tendo como referência a sua cultura; esse comportamento humano é denominado etnocentrismo, ou seja,
tomar, seja a cultura, raça, cor, religião ou etnia do''eu'' como centro ou como base para analisar o ''outro''. O fato de que o ser humano vê o mundo através de sua cultura tem como conseqüência a propensão em considerar o seu modo de vida como o mais...
tracking img