Antropologia e sociologia na enfermagem

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (431 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 28 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
A Antropologia, de Anthropos – Homem e Logos – estudo, tem como objecto de análise o estudo das culturas, o estudo das diferentes sociedades sob a perspectiva da sua cultura. Conceitos comoetnografia, etnologia e antropologia fazem parte do método desta ciência.
Esta privilegia o contacto directo com a realidade humana, interessa-se prioritariamente pelo que é diferente, pretende levar ainvestigação ao nível inconsciente da vida social, segue sempre um ideal de aproximação total, procura entender as culturas tal como vêem aqueles que nelas se integram e por fim chega logicamente àcomparação.
A antropologia reconhece as angústias, os medos, os sofrimentos, as questões filosóficas e culturais que afectam o ser humano.
Sendo a enfermagem uma área da saúde, a antropologiaapresenta um papel marcante nesta. Esta ciência leva a alguns factos que são agora determinantes na enfermagem, tais como:
- A atitude do doente é influenciada pela concepção social a que pertence a suadoença;
- Afastamento do modelo biomédico na prestação de cuidados e medicalização de cuidados que tenderia a encerrar o utente em quadros teóricos pré-estabelecidos;
- Motiva os profissionais(enfermeiros) para uma reflexão sobre a sua própria cultura e as suas tradições, bem como para as próprias representações de cuidados.
A Sociologia estuda a vida social humana, grupos e a sociedade. Oobjecto de estudo desta disciplina é o nosso próprio comportamento como seres sociais, sendo assim a esfera de acção do estudo sociológico pode ir desde a análise de encontros casuais entre indivíduosaté à investigação de processos sociais globais.
Esta ciência revela uma importância na área da enfermagem uma vez que a prática desta ciência obriga a pensar de forma imaginativa e isenta depreconceitos contribuindo para a crítica social e aplicação de reformas sociais, sensibilidade cultural, auto-consciencilização e auto-conhecimento. São quatro os fundadores clássicos da sociologia,...
tracking img