Antropologia e direito

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (994 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 5 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
PONTIFICIA UNIVERSIDADE CATOLICA DE GOIAS – PUC-GO
DEPARTº DE HISTORIA, GEOGRAFIA, CIÊNCIAS SOCIAIS E RELAÇOES INTERNACIONAIS - HGSR
CURSO DE DIREITO

ARIADNE MORGANA DA SILVA ANJOS

ACONTRIBUIÇAO DA ANTROPOLOGIA NO DIREITO

GOIÂNIA
2013

ARIADNE MORGANA DA SILVA ANJOS

A CONTRIBUIÇAO DA ANTROPOLOGIA NO DIREITO

Trabalho apresentado ao Professor André Luiz de Souza Filgueira, naDisciplina de Antropologia Jurídica, como requisito para AED, na Turma B02.

GOIÂNIA
2013
A CONTRIBUIÇAO DA ANTROPOLOGIA NO DIREITO

A antropologia é uma ciência social que estuda a culturahumana, se dedica ao estudo aprofundado do ser humano e de seus costumes, crenças, hábitos e aspectos físicos de todos os diferentes povos que habitaram e habitam o planeta. A palavra originou-se dostermos gregos “anthropos” (homem, ser humano) e “logos” (conhecimento, pensamento, razão).
É uma disciplina que investiga as origens, o desenvolvimento e as semelhanças das sociedades humanas assim comoas diferenças entre elas. Os antropólogos comumente investigam as formas de desenvolvimento do comportamento humano, objetivando descrever integralmente os fenômenos sócio-culturais. Os antropólogosestudam a diversidade cultural dos povos.
A reflexão sobre as sociedades, o homem e o seu comportamento social é conhecida desde a Antiguidade Clássica através do pensamento de grandes filósofos,destacando-se o grego Heródoto que é considerado o pai da História e da Antropologia. Os antropólogos utilizam, como fontes de pesquisa, os livros, imagens, objetos, depoimentos entre outras. Porém, asobservações, através da vivência entre os povos ou comunidades estudadas, são comuns e fornecem muitas informações úteis ao antropólogo.
Já o direito é outro ramo das ciências sociais que estuda asnormas obrigatórias que controlam as relações dos indivíduos em um grupo, é um sistema de normas criado pelo homem que racionaliza a vida em sociedade.
O Direito, no sentido de direito objetivo, é...
tracking img