Antropologia visual

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1190 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 18 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
UNIVERSIDADE EDUARDO MONDLANE

Faculdade de Letras e Ciências Sociais

Departamento de Arqueologia e Antropologia



Fundamentos de Antropologia Visual – 2012

IIº Semestre/IV – Ano





TEMA:



Análise de comportamento dos noivos e dos convidados no que concerne a pontualidade nas cerimónias de casamento











Discente: Geraldo Jaime Candze

Docente: Miguel Pristas







Novembro de2012

Introdução



O presente trabalho, pretende expor a interpretação de algumas das várias imagens visualizadas ao longo duma cerimónia matrimonial (casamento), fundamentadas na orientação indicada pelo professor da cadeira de Fundamentos da antropologia Visual, disciplina na qual, o presente trabalho está inserido. Neste caso sobre a cerimónia procuramos ilustrar o comportamento dos convidados edos noivos no que concerne a pontualidade, sendo que as imagens a serem ilustradas apresentam uma forma de ser na maioria das cerimónias nas quais tivemos a ocasião de estudar e procurar perceber questões de pontualidade. Uma imagem, pode ser alvo de várias interpretações, por várias pessoas, contudo para ter uma verdadeira interpretação da realidade expressa no que vemos, é necessário fazer umaanálise e um estudo prévio do contexto em que se situa. O tempo, o espaço e as circunstâncias são cruciais para uma boa interpretação das imagens e os pormenores por vezes são tão importantes como a totalidade da imagem no seu geral.

Esta cerimónia decorreu no dia 29 de Setembro de 2012, num salão alugado para o efeito, no bairro da Liberdade, Município da Matola, onde os noivos são residentes,marcado segundo o convite para as 14h00’. O dia apresentava-se com uma temperatura agradável para o evento do género e a céu aberto.

A importância de uma imagem, passa por olhar para a mesma, mas olhar com outros olhos, “A look is necessary to cross the span created by the perception, of difference, a perception which initially of course, also involves looking” (Lutz & Collins, 1993, pp188). Estasimagens abordam com evidência que na maioria dos casos, neste tipo de cerimónias a questão de tempo que em outros contextos é fundamental não se observa ao pormenor, facto comungado pelos anfitriões bem como a maioria dos convidados. A observação participante mostrou-se como um método de extrema importância na persecução deste trabalho, pois permitiu uma abordagem directa do tema, e a máquinafotográfica culminando pela própria fotografia mostra-se segundo as imagens a seguir, o quão importante é na pesquisa cientifica, pois possibilita captar momentos que em texto poderiam não se descrever com pormenor. Parafraseando Rouillé,(1991), citado por Guran, (2002), a fotografia, como extensão da nossa capacidade de ver, constitui naturalmente um instrumento da observação participante.

. [pic]Esta fotografia tirada as 16h09, duas horas após a hora marcada para a cerimónia.

Nesta primeira imagem tirada com duas horas de atraso comparativamente a hora marcada, nota-se que as mesas estão ainda quase que totalmente vazias, porque o grosso dos convidados ainda não chegara, facto que evidencia a falta de compromisso com a pontualidade. Os convidados que aparecem já com alguns lugaresocupados que também não faziam nem um décimo, encontram-se numa situação de apreensão, pois a fome também lhes dominava, dado que se prestaram a chegar a tempo e os aperitivos ai servidos não satisfazem uma refeição típica do casamento. Nota-se pela disposição das mesas que o número de convidados esperados é muito mais elevado do que o que se vê, já com mais de duas horas de atraso, ilustrando afalta de comprometimento com a pontualidade por parte dos convidados.
[pic]
Este é o momento da chegada dos noivos se apresentando aos convidados. 17h49 min.

Nesta segunda imagem, apresenta-se o momento da chegada dos noivos, com os respectivos padrinhos nas laterais, com quase quatro horas de atraso à hora marcada, apresentando-se aos presentes, mesmo assim alguns convidados ainda não tinham...
tracking img