Antropologia unidade web atividade 3 anhembi morumbi

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1148 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 17 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Leia com atenção o texto abaixo e responda a questão proposta:
“Surgimos da confluência, do entrechoque e do caldeamento do invasor português com índios silvícolas e campineiros e com negros africanos, uns e outros aliciados como escravos” (RIBEIRO, 2005: 19).
O povo brasileiro foi concebido de maneira violenta e da mistura de três grandes povos e culturas distintas dentro de cada uma dessasmatrizes. Em relação “Matriz Lusitana”, é correto afirmar que esse povo já era miscigenado antes do processo das “Grandes Navegações” e da conquista da terra que seria chamada de Brasil?
I-Sim pois o povo português era já um povo miscigenado antes da conquista do Brasil, principalmente com árabes, ciganos e judeus.
II-Não pois a matriz lusitana é o traço “branco” da miscigenação do Brasil;III-Sim pois na realidade o “branco” que chega ao Brasil é muito mais árabe do que caucasiano;
IV-Não pois a mistura racial só começou bem depois da conquista no Brasil e em Portugal;
Resposta
Resposta Selecionada: a.
Apenas as afirmações I e III estão corretas;
Resposta Correta: a.
Apenas as afirmações I e III estão corretas;
Feedback da resposta:
Portugal em sua formação humana contavacom uma miscigenação étnica com uma forte influência árabe, judaica e de ciganos, uma colaboração de saberes de diversas origens, o que os colocava na dianteira do conhecimento medieval náutico e geográfico mundial. Todo esse conhecimento acumulado mostra que as “Grande Navegações” não foram obra do acaso, mas o resultado da somatória de uma longa tradição marítima do povo lusitano com esses saberesdiversos, o que proporcionou a sobrevivência do povo português como nação.

Pergunta 2
0,2 em 0,2 pontos

Leia com atenção o texto abaixo e responda a questão proposta:
“(...) Avaliamos em 6 milhões o número de negros introduzidos no Brasil
como escravos até 1850, quando da abolição do tráfico; em 5 milhões o
número mínimo de índios com que as fronteiras da civilização brasileira
seforam defrontando, sucessivamente, no mesmo período; e em 5 milhões,
no máximo, o número de europeus vindos para o Brasil até 1950.
Destes 5 milhões, apenas 500 mil ingressaram no Brasil antes de 1850.
De seus bagos viemos. (...)”. (RIBEIRO, 2005:228).
A principal característica do povo brasileiro é sua miscigenação racial e cultural, que gerou um povo novo, aberto ao futuro e que não se fecha aoestrangeiro, mas que o recebe e dilui sua cultura em um imenso caldeirão cultural.
Uma metáfora foi usada pelos modernistas de 1922 mo “Manifesto Pau Brasil” para ilustrar essa característica do povo brasileiro. Qual é ela?
Resposta
Resposta Selecionada:
Antropofagia cultural;
Resposta Correta:
Antropofagia cultural;
Feedback da resposta:
Dos lusitanos, o Brasil recebeu toda aorganização do Estado, a religião e a língua oficiais, toda a cultura ocidental desde os gregos, os saberes árabes, e a demarcação territorial, ou seja, a identidade de um povo-nação. Desse caldeirão cultural, forma-se o Brasil. Um dos principais traços culturais brasileiros é o fato de que, sempre que uma nova cultura chega a este país, esta não se fecha em guetos, mas ao contrário, contribui comnovas texturas à cultura brasileira, numa verdadeira antropafagia cultural, muito bem retratada pelos modernistas paulistas na Semana de Arte Moderna de 1922, no Manifesto Pau Brasil, no qual descreve-se que o Brasil digere tudo o que culturalmente aqui chega, processa-o e devolve um novo traço cultural que torna-se essencialmente brasileiro.
Pergunta 3
0,2 em 0,2 pontos

No imaginário medieval,a geografia refletia muito mais traços de uma mentalidade do que uma carta geográfica como conhecemos hoje. É comum no período que antecede as Grandes Navegações, cartas que colocam a Europa situada na parte superior da mesma, a Ásia à direita e abaixo de todos, a África. Tal disposição reflete uma cosmogonia medieval, na qual o universo era dividido em Céu, Terra e Inferno. Em relação à...
tracking img