Antropologia Trabalho Potifolio Debora Postar

542 palavras 3 páginas
Debo Debora Mirian machado RA 114473

ANTROPOLOGIA, ETICA E CULTURA.

SÃO MIGUEL DO GUAPORÉ/RO
Abril /2014

O interesse pelos temas relativos à moral, e, por conseguinte, à ética, existem há séculos, tendo sua origem no mundo grego antigo. Entretanto, o termo bioética, também denominado ética biomédica, juntamente com a disciplina que o designa, são novos. Ocupa-se a ética biomédica com aqueles temas morais que se originam na prática da medicina ou na atividade de pesquisa biomédica. Surgiu a partir de um movimento que tem por finalidade a conciliação .
Medicina com os interesses éticos e, ao mesmo tempo, humanísticos. Os homens que fazem parte deste movimento tentam, com uma visão crítica, examinar os princípios gerais éticos.

O modo como estes princípios se aplicarão à ciência contemporânea e à prática da medicina. Estas pessoas, com formação nas áreas de medicina, filosofia, sociologia, teologia, dentre outras, ao abordarem estes assuntos, realizam, igualmente, uma recuperação de valores do passado que, por diversos motivos, haviam sido negligenciados. A bioética propicia o entendimento das relações do homem com a vida sob outro enfoque: é responsável pelas escolhas boas ou más, o que é justamente o ponto de vista ético. Assim, surgem palavras essenciais que, conforme visto foi objeto de reflexo ética da humanidade: "bem", "mal", "justo", "injusto nas áreas das ciências da vida e dos cuidados da saúde". “Bioética é o estudo sistemático da conduta humana, à medida que tal conduta é examinada à luz dos valores e princípios morais”. A bioética está assentada em três princípios: Beneficência Caracteriza-se pela obrigação da promoção do bem-estar dos outros. É essencial levar em conta os desejos, necessidades e os direitos de outrem. Assim, devem ser atendidos os interesses do paciente e devem ser evitados danos, pois qualquer tentativa de se fazer um bem alguém envolverá o risco em prejudicá-lo. Autonomia O

Relacionados