Antropologia social e cultural

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (803 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 6 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Ciências Sociais Noturno

2ª Avaliação de Antropologia Social e Cultural


1 – Quais, conforme Malinowski, os requisitos da pesquisa etnográfica, e como estes definem o caráter participante daobservação? Qual a importância do conceito de instituição para o entendimento da integração cultural?

R: Para Malinowski, a pesquisa etnográfica se feita do exterior, a distância ou com uma simplespesquisa de campo, não teria um resultado real do conhecimento da alteridade, e muito menos a isenção do etnocentrismo. Seria necessária a utilização do método da observação participante, onde opesquisador, num longo período partilha da existência de uma população, adentrando-se no seu cotidiano, aprendendo sua língua, seus costumes, as relações mais simples, tentando entender as situações, seufuncionamento pelo olhar, pelo ponto de vista do integrante. Apenas dessa maneira seria possível a verificação das inter-relações entre os fatos observados, chegando ao entendimento dessa cultura. Cadainstituição tem seu papel, sua função específica dentro da sociedade, significando as soluções coletivas às necessidades dos indivíduos, assim quando há um mau funcionamento da mesma, significa quehá um desregramento da própria sociedade.

2 – Qual é a diferença entre o funcionalismo de Malinowski e o estruturo-funcionalismo de Radcliffe-Brown? Como o paradigma estruturo-funcionalista articulaos conceitos de estrutura e função?

R: O funcionalismo de Bronislaw Malinowski se baseia na ideia de que a sociedade é uma junção de partes interdependentes que desempenham funções específicas. Atémesmo os rituais aparentemente mais despropositados teriam, para ele, uma função naquela sociedade. Já em Radcliffe-Brown, a estrutura social é uma série definida de relações sociais em que os sereshumanos individuais estão relacionados a um todo integrado. A vida social é o funcionamento da estrutura e a continuidade do funcionamento é fator necessário para a manutenção da estrutura social....
tracking img