Antropologia(resumo)

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1075 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 21 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Passou a ser ciência no século XIX, após abandonar o evolucionismo(ñ é ciência). É o estudo das semelhanças e diferenças humanas. “Preucupação com o diferente e com o estranho”.
Foco do interesse da antropologia: homem e a sua cultura.
Objeto de estudo: o homem e suas obras
Objetivo: estudo da humanidade

Os tipos de antropologia:
FISICA OU BIOLOGICA: Estuda a evoluçao do ser humano,desde a migração da Africa para os outros continentes.
ARQUEOLOGIA OU ANTROPOLOGIA GERAL: Estudo dos vestigios deixados pela sociedade para a reconstrução de suas historias.
ANTROPOLOGIA CULTURAL: Concentra o estudo nas culturas humanas, procurando revelar diferentes aspectos de organização passada, presente e futura.
DIFICULDADES NO ESTUDO DA ANTROPOLOGIA
Como o homem pode ser cientificoestudando a si mesmo?
Interessa estudar o homem e tudo em relação a ele. O homem torna-se o tema de toda a especulação filosófica.
Qual a diferença do estudo sociológico para o antropológico?
A sociologia estuda a coletividade (realidades sociais maiores). Estuda o homem e sua relação com os de mais.
A antropologia é o estudo do indivíduo (ou de pequenos grupos). Estuda o homem e sua evolução.(Exemplo >>>MACRO(Estado) E MICRO(Cidade) SOCIAL)
Metódo empirista e qualitativo. Voltado para a descoberta das particularidades das sociedades que estudava.

A PRE- HISTORIA DA ANTROPOLOGIA
“Aqueles que acabaram de serem descobertos pertencem à humanidade?”
A FIGURA DO MAU SELVAGEM E DO BOM CIVILIZADO
“como lembra Lévi-Strauss, a mais comum a toda a humanidade, e, em especial, a maiscaracterística dos "selvagens". Entre os critérios utilizados a partir do século XIV pelos europeus para julgar se convém conferir aos índios um estatuto humano, além do critério religioso do qual já falamos, e que pede, na configuração na qual nos situamos, uma resposta negativa (sem religião nenhuma, são mais diabos), citaremos: a aparência física: eles estão nus ou "vestidos de peles de animais"; oscomportamentos alimentares: eles "comem carne crua", e é todo o imaginário do canibalismo que irá aqui se elaborar; a inteligência tal como pode ser apreendida a partir da linguagem: eles falam " uma língua ininteligível". Assim, não acreditando em Deus, não tendo alma, não tendo acesso à linguagem, sendo assustadoramente feio e alimentando-se como um animal, o selvagem é apreendido nos modos de umbestiário.”
A FIGURA DO BOM SELVAGEM E DO MAU CIVILIZADO
A figura do bom selvagem só encontrará sua formulação mais sistemática e mais radical dois séculos após o Renascimento: no rousseauísmo do século XVIII, e, em seguida no Romantismo. Não deixa porém de estar presente, pelo menos em estado embrionário, na percepção que têm os primeiros viajantes. Américo Vespúcio descobre a América: "Aspessoas estão nuas, são bonitas, de pele escura, de corpo elegante... Nenhum possui qualquer coisa que seja, pois tudo é colocado em comum. E os homens tomam por mulheres aquelas que lhes agradam, sejam elas sua mãe, sua irmã, ou sua amiga, entre as quais eles não fazem diferença... Eles vivem cinqüenta anos. E não têm governo".



Século XVII> invenção do conceito do homem.
Não apenas comosujeito, mas também, como objeto de saber(Inovadora. Introduzindo uma dualidade caracteristica de ciencias exatas no coração do homem: O sujeito observante e o objeto observado.)
Século XIX> Antropologia como disciplina autonoma. Uma ciencia.
O indio não é mais visto com selvagem e sim, como um primitivo, ou seja, ancestral do civilizado, destinado a reencontra-lo.
Conhecimento da origem do homemnuma perspectiva evolucionista, indo das sociedades mais primitivas ate as mais avançadas. Passando por varias etapas ate chegar ao estagio final: CIVILIZAÇÃO.
Enfase em parentesco e religiao.

ETNOLOGIA
Estudo da diversidade da especie humana, a identificação de varias etnias existentes e sua herança genetica. A antropologia cultural definiu como objeto, as sociedades nao-europeias e os povos...
tracking img