Antropologia historia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (333 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 25 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
O homem nunca parou de questionar se sobre si mesmo. Em todas as sociedades que existiram e existem até hoje os homens sempre observavam o próximo, portanto a reflexão de um homem sobre o outro e suasociedade vem desde o surgimento da humanidade, mas mesmo com essas ‘ idéias “antropológicas a ciência antropologia só veio há surgir muitos anos depois, especificamente no século XIX onde o homempassa a ser o objeto do conhecimento.
Poderíamos chamar os séculos XV e XVI, de períodos da Pré - história da antropologia, pois nestes séculos viajantes e/ou missionários produziam histórias de povosdistantes. E neste momento duas ideologias nascem: A primeira manifestava uma recusa pelo “estranho”, que eram povos sem cultura, primitivos, selvagens que não tinham hábitos e nem história, ou seja,eram povos definidos pela falta e que a nossa cultura era melhor que a deles. Já a segunda ideologia manifestava um fascínio pela cultura estranha, alguns defensores chegavam a dizer como esses povostinham desenvolvido um sistema político e econômico, melhores que o nosso, e pensadores da época chegam a dizer se os bárbaros e os selvagens não eram eles próprios.
No século XVIII viagens deexploradores para conhecer o mundo adquiriram caráter de pesquisas cientificas, mas essas ainda não eram feitas por especialistas, somente na segunda metade do século XIX é que o homem vai tornar se objetode estudo, e a antropologia tomará forma de uma disciplina cientifica.
O objeto da antropologia será o estudo do outro e aquelas sociedades que eram conhecidas como sociedade da natureza e os homensdelas de selvagem passaram a ser chamadas agora de primitivas. O método de estudo da antropologia consistia em estudar os relatos das diferentes sociedades e este passou a ser chamado ‘trabalho decampo’. Faltava uma idéia norteadora para os observadores e essa idéia foi o conceito de evolução. Com ele a antropologia encontrou uma forma de interpretar a diversidade cultural e, desse modo,...
tracking img