Antropologia - evolução do homem até os dias de hoje

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2058 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 3 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Introdução
O trabalho a seguir propõe discutir uma importante questão, já fundamentada há algum tempo, mas, que ainda é muito discutida até os dias de hoje.
Essa questão é a origem da vida, que tem como base duas visões como teorias: a criacionista, visão da religião a qual o homem é uma criação divina, como descrito na Bíblia, e a evolucionista, visão da ciência proposta por Charles Darwin,que após estudos feito por Lamarck, sintetizou a teoria mais aceita de evolução da vida na terra.
Após diversos estudos e descobrimentos de fósseis, ainda foi criada uma linha de evolução do homem, que explica desde os primórdios como foi à passagem dos primeiros Hominídeos até o Homo sapiens Sapiens, topo da cadeia evolutiva.
Ainda é colocada em cheque uma visão mais crítica do homem e suasculturas até os dias de hoje.

Quem somos ? De onde Viemos ? Eis a questão.
Um dos maiores mistérios que sempre intrigaram o homem ao longo de sua história foi o conhecimento de suas origens. Pode-se dizer que todos os povos da antiguidade tinham teorias que tentavam explicar a existência do homem e do universo. A maioria delas tinha fundamentos religiosos, filosóficos, ou até mesmo mitológicos.Além dos próprios mistérios existentes a questão da origem da vida, ainda havia outra questão não menos pertinente: por que somos tão diferentes dos animais ?
O criacionismo e o evolucionismo são duas teorias que tentam explicar a criação e a evolução do homem. Embora nenhuma delas possa ser comprovada em laboratório, as coincidências param por aí, pois suas abordagens são completamente distintas.A Bíblia Sagrada, mais especificamente no livro de Gênesis, narra a história da origem de tudo que há ao nosso redor, como o Sol, estrelas e seres vivos. O primeiro versículo da Bíblia já diz: “No princípio Deus criou os céus e a terra”. Esta é a ideia central do criacionismo: Deus criou todas as coisas, inclusive o homem.
Já o evolucionismo. Teoria que surgiu a partir do século XIX. Afirma que ohomem é resultado de uma longa evolução iniciada há cerca de milhões de anos, desde os Hominídeos até o Homo sapiens sapiens, que corresponde ao homem com suas características atuais. De fato, a teoria evolucionista surgiu a partir da publicação do livro de Charles Darwin “ A Origem das Espécies”, em 1859. Darwin, após uma viagem às Ilhas Galápagos, acabou descobrindo diversas novas espécies deanimais, realidade que o levou a desenvolver a ideia da seleção natural dos seres vivos. Ainda segundo a teoria, o homem e macaco possuem a mesma ascendência, da qual as outras espécies foram se desenvolvendo ao longo do tempo.

Aprofundando nas teorias evolutivas
Foram várias as teorias evolutivas criadas, mas, dentre elas destacam-se as de Lamarck e Darwin. Atualmente, foi formulada a teoriasintética da evolução, também denominada Neodarwinismo, que incorpora os conceitos modernos da genética as idéias essenciais de Darwin sobre a seleção natural.

A teoria de Lamarck
Jean Baptiste Lamarck (1774-1829), naturalista francês, foi o primeiro cientista a propor uma teoria sistemática da evolução. Sua teoria foi publicada em 1809, em um livro denominado Filosofia zoológica.
SegundoLamarck, o princípio evolutivo estaria baseado em duas Leis fundamentais:
- Lei do uso ou desuso: o uso de determinadas partes do corpo do organismo faz com que estas se desenvolvam, e o desuso faz com que se atrofiem;
- Lei da transmissão dos caracteres adquiridos: alterações provocadas em determinadas características do organismo, pelo uso ou desuso, são transmitidas aos descendentes.
Entre osexemplos utilizados por Lamarck, estão as aves aquáticas que tornaram-se peraltas devido ao grande esforço que faziam no sentido de esticar as pernas para evitarem molhar as penas durante sua locomoção na água. Com isso, era passada a característica de pernas cada vez mais altas para as gerações seguintes.
Porém, sua ideia não é aceita atualmente, pelo fato de apresentar um simples erro básico:...
tracking img