Antropologia -Etinografia e Cultura Organizacional

512 palavras 3 páginas
A cultura organizacional é alvo de grandes discussões nos dias de hoje, já que dada cultura é interpretada de maneiras distintas. Em um determinado momento imaginamos essa cultura como algo adaptável que deve ser seguido pelos colaboradores da organização de forma harmoniosa, fazendo com que as metas e objetivos sejam alcançados de modo eficaz. Podemos afirmar que esse ponto de vista se adapta perfeitamente ao ponto de vista administrativo que aos olhos detalhados da antropologia diferencia-se por ser algo instrumental, objetivo, que trata a cultura de forma mais simples possível.
Ao contrário da administração, a antropologia mostra que a cultura não deve ser manipulada, ela afirma de forma precisa que cada indivíduo tem uma cultura diferente, que a cultura vem das raízes de cada ser humano, do contexto familiar e de sua inserção na sociedade, onde isso deve ser compreendido e estudado profundamente.
Uma vez que adaptar seus colaboradores há uma determinada cultura pareça ser um caminho mais prático do que procurar entender minuciosamente a cultura existente em cada nos individuo, mostra que os problemas das organizações jamais serão resolvidos com precisão se utilizada a cultura dessa forma. Entender a cultura de cada indivíduo é essencial para compreender pensamentos, atitudes dentro e fora das organizações, essencial para identificar os grupos de diferentes personalidades, pontos que implicam na maioria dos conflitos organizacionais.
Pensando na forma resolver os conflitos existentes dentro das organizações, entramos no conceito da Etnografia, instrumento de pesquisa utilizado pelos antropólogos que faz com que os objetos sejam estudados minuciosamente em pequenos detalhes, buscando quebrar as barreiras entre ficção e ciência.
Samuel Veissiére professor da Universidade Estadual do Canadá em uma entrevista para a TVUFAM expõe a etnografia em uma determinada situação em que um homem branco naturalizado em outros países, vem para o Brasil e em determinado

Relacionados