Antropologia do consumo livrria travessa

1459 palavras 6 páginas
Histórico: Mesmoquemnão é fã de livrosvaiquerercurtir um poucodesseambientecheio de culturaquepode-se fruirnaLivraria da Travessa, no Rio de Janeiro. Com umadecoraçãoclássica e contemporânea, a luznamedidacertaparaconvidar à leituraemsuasconfortáveispoltronas, elaconquistou um lugar de honra entre as livrariaslocais.
“Hálugaresquetêmalma. E se não é fácilexplicar o quesejaisso, reconhecemosessaqualidadesensívelquandonosencontramosnum deles”.
A história da livrariaremontaaoano de 1975, quandofoicriada a LivrariaMuro, quepassou a ser um espaço de encontro, discussão, literatura e resistência.Ospoetas da chamadapoesia marginal fizeramdelaseulugarprivilegiado, lançandoali, com recitais e performances, osseuslivrosartesanais e de pequeníssimatiragem, hojeraridadesbibliográficas.
Na década de 80, a Livrariapassou a se chamarDazibao, e maistardeabriu filial naTravessa do Ouvidor, o queinspirou o nomequeexibehoje.
Ao longo dos anos, foram inauguradas outras filiais pela cidade: outras 7, ao todo. Hoje existe livraria da Travessa por toda Zona Sul carioca, e também na Barra da Tijuca.

1.Introdução: O trabalhotrata-se de umaobservação do comportamento de consumidoresquefrequentam a Livraria da Travessa, conhecidapelasuatradição, localizada no Shopping Leblon, ZonaSul do Rio de Janeiro. O trabalho de campo tevecomoponto principal a observação do comportamento dos consumidores e funcionáriosnaLivraria. Além disso, observamos a disposição da mesma, suasvariedades e diversidades, e porfim, aabordagem dos vendedores. Tambémvisamosobservarquaisgrupos se formamdentro do respectivoespaço, comocada um deles consome, e a linguagemutilizadadentro do espaço.
No caso da livraria do Shopping Leblon, é uma das maiores lojas do shopping, além de ser a primeira Travessa construída dentro de um Shopping Center – todas as anteriores eram nas ruas. Possui um café, que também serve almoços e jantares, e é reconhecido por sua boa comida. Além disso, possui uma sala para

Relacionados