Antropologia do consumo livrria travessa

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1459 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 8 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Histórico:

Mesmoquemnão é fã de livrosvaiquerercurtir um poucodesseambientecheio de culturaquepode-se fruirnaLivraria da Travessa, no Rio de Janeiro. Com umadecoraçãoclássica e contemporânea, a luznamedidacertaparaconvidar à leituraemsuasconfortáveispoltronas, elaconquistou um lugar de honra entre as livrariaslocais.
“Hálugaresquetêmalma. E se não é fácilexplicar o quesejaisso,reconhecemosessaqualidadesensívelquandonosencontramosnum deles”.
A história da livrariaremontaaoano de 1975, quandofoicriada a LivrariaMuro, quepassou a ser um espaço de encontro, discussão, literatura e resistência.Ospoetas da chamadapoesia marginal fizeramdelaseulugarprivilegiado, lançandoali, com recitais e performances, osseuslivrosartesanais e de pequeníssimatiragem, hojeraridadesbibliográficas.
Nadécada de 80, a Livrariapassou a se chamarDazibao, e maistardeabriu filial naTravessa do Ouvidor, o queinspirou o nomequeexibehoje.
Ao longo dos anos, foram inauguradas outras filiais pela cidade: outras 7, ao todo. Hoje existe livraria da Travessa por toda Zona Sul carioca, e também na Barra da Tijuca.

1.Introdução:
O trabalhotrata-se de umaobservação do comportamento deconsumidoresquefrequentam a Livraria da Travessa, conhecidapelasuatradição, localizada no Shopping Leblon, ZonaSul do Rio de Janeiro.
O trabalho de campo tevecomoponto principal a observação do comportamento dos consumidores e funcionáriosnaLivraria. Além disso, observamos a disposição da mesma, suasvariedades e diversidades, e porfim, aabordagem dos vendedores. Tambémvisamosobservarquaisgrupos se formamdentro dorespectivoespaço, comocada um deles consome, e a linguagemutilizadadentro do espaço.
No caso da livraria do Shopping Leblon, é uma das maiores lojas do shopping, além de ser a primeira Travessa construída dentro de um Shopping Center – todas as anteriores eram nas ruas. Possui um café, que também serve almoços e jantares, e é reconhecido por sua boa comida. Além disso, possui uma sala parapalestras, aonde ocorrem encontros semanais de diferentes assuntos; uma seção de cd`s e dvd`s., uma parte dedica especialmente as crianças, com mesas baixas e objetos para se distraírem; e também um espaço dedicado a revistas e papelaria.


Sob a perspectiva antropológica, consumo não é necessariamente comprar um produto ou serviço – existem outras formas de consumo. No caso específico da livraria,muitas pessoas utilizam o espaco como uma forma de consumo de cultura – e nao necessariamente como um lugar aonde se compram livros. Muitos frequentam a Travessa como uma grande biblioteca, em que se pode aproveitar de um ambiente aconchegante e favoravel a atividade da leitura. Também é importante destaca que, como a livraria se encontra no Shopping Leblon, atrai pessoas de todas as faixasetárias, e por diferentes motivos.


2.Descrição e análise do espaço de consumo:

A partir das visitas, começamos a analisar o espaço e chegar as primeiras conclusoes: a livraria é muito mais do que um simples lugar para comprar livros. É um espaço de descanso, aonde muitos se desligam da realidade, relaxam, mesmo que seja por alguns momentos. Muitos outros procuram a Travessa como um lugar paramarcar um tempo antes de realizar outra atividade, e por comodidade ou proximidade, preferem se distrair ali ao invez de em casa. O café no segundo andar propicia um ambiente de trocas, de conversa. Existe um público cativo, que visita a livraria todos os dias, e raramente consome algo. Essas pessoas geralmente são aposentadas, de terceira idade, que procuram se distrair e conversar com quemestiver por ali.


Os funcionários, ao contrário da maioria das lojas de varejo, são diretamente ligados a sua seção dentro da livraria. É de extrema importancia que eles saibam falar sobre os produtos que sao responsáveis – até mesmo para darem indicacoes e conversarem com os clientes sobre o que eles procuram. E isto está diretamente ligado ao conteúdo dos livros.







Dias das...
tracking img