Antropologia cultural

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (938 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 21 de fevereiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
UNIVERSIDAD POLYTÉCNICA E ARTYSTICA DEL PARAGUAY
FACULDADE KURIOS – FAK
MESTRADO EM CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO

TRABALHO DE ANTROPOLOGIA CULTURAL

GLÁUCIA MARIA NARCISO DA SILVA

MARANGUAPE – CEARÁ2009
Gláucia Maria Narciso da Silva

TRABALHO DE ANTROPOLOGIA CULTURAL

Trabalho apresentado à Universidad Polytécnica y Artystica Del Paraguay - UPAP / Faculdade Kurios - FAK, como requisitoparcial para conclusão da disciplina Antropologia Cultural, sob a orientação do Pof. Ms. Ubiratane Rodrigues.

Maranguape - Ceará
2009
RELAÇÃO DO ESTUDO DA CULTURA DO HOMEM E A FORMAÇÃO CULTURAL NOINTERIOR DO CEARÁ

O termo cultura tem vários significados a partir das diferentes ciências que estudam a cultura do homem, nos seus mais variados aspectos. Do ponto de vista da Sociologia, oconceito de cultura simboliza tudo o que é apreendido e partilhado pelos indivíduos de um determinado grupo, e que confere uma identidade dentro do seu grupo. Para a Filosofia, cultura é o conjunto demanifestações humanas que contrastam com a natureza ou comportamento natural. Já a Antropologia, encara a cultura como a totalidade de padrões apreendidos e desenvolvidos pelo ser humano.

Portanto,entende-se cultura formas de organização de um povo, seus costumes e tradições transmitidas de geração para geração que, a partir de uma vivência e tradição comum, se apresentam como a identidade dessepovo.

Para Marilena Chauí (1995), cultura é a invenção de uma ordem simbólica – nela e por ela os humanos atribuem à realidade significações novas por meio das quais são capazes de se relacionarcom o ausente: pela palavra, pelo trabalho, pela memória, pela diferenciação do tempo (passado, presente, futuro), pela diferenciação do espaço (próximo, distante, grande pequeno, alto baixo), peladiferenciação entre o visível e o invisível (os deuses, o passado, o distante no espaço) e pela atribuição de valores às coisas e aos homens (bom, mau, justo, injusto, verdadeiro, falso, belo, feio,...
tracking img