Antropologia cultural - franz boas - resenha

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1165 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 30 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Centro Universitário De Desenvolvimento Do Centro Oeste

Gestão do curso de Direito

Curso: Ciência Jurídica

Disciplina: Antropologia

Acadêmica: Hinahime

Referência(s): BOAS, Franz. Antropologia Cultural. Org. Celso Castro. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2004.109p.
RESENHA

Antropologia: criticas e pensamentos de Franz Boas

Antropologia Cultural

O livro éuma coletânea de artigos e textos de conferências, completos por si mesmos onde se percebe varias criticas de Franz e suas 'ideologias'. Parte destes textos -  quatro dos cincos - tem ligação com a Cultura. Para aqueles estão tendo um primeiro contato com a antropologia, pode ser um pouco cansativo e desinteressante, talvez pela construção ou até mesmo pelo conteúdo abordado, pois estes acreditamque não é uma matéria de relevância no campo estudado.

O primeiro texto abordado se apresenta como 'As limitações do método comparativo da antropologia', ele trata de uma critica de uma doutrina dominante na época, o evolucionismo cultural -  chamado aqui como método comparativo por Boas - e estava relacionada com a importância histórica. Sua critica não estava completamente ligada àdoutrina e sim ao método utilizado que caracteriza a doutrina, defendia que não podiam julgar fenômenos semelhantes sem que se buscasse em cada caso, a origem de determinadas características, se foram desenvolvidas pela própria sociedade ou se houve uma transmissão de aspecto de um povo a outro.  Criticava ainda o "determinismo geográfico - afirmando que o meio ambiente exercia a um efeito limitadosobre a cultura humana".

A Antropologia moderna descobriu que a sociedade humana em seu desenvolvimento possui traços fundamentais em comum, todas possuíam leis que governavam a convivência, e essa influencia poderia explicar o fato uma sociedade ser mais 'civilizada' do que outras, quais métodos influenciaram e retardaram o desenvolvimento das mesmas.  Na construção desse primeirométodo, é isolar e classificar fatos que causam internas influencias na mente destes povos. Não se pode afirmar que a presença de um mesmo fenômeno se deu pelas mesmas causas em outros povos, e nem que a mente dos homens obedece as mesmas regras de convívio em outros lugares. Dessa forma:

"Devemos considerar que todas as engenhosas tentativas de construção de um grande sistema deevolução da sociedade têm valor muito duvidoso, a menos que se prove também que os mesmos fenômenos tiveram sempre a mesma origem. Até que isso seja feito, o pressuposto mais aceitável é que o desenvolvimento histórico pode ter seguido cursos variados [...] Outro método que em muitos aspectos é bem mais seguro, é o estudo detalhado de costumes em sua relação com a cultura total da tribo que ospratica, em  conexão com uma investigação de sua distribuição geográfica entre tribos vizinhas, propicia-nos quase sempre um meio de determinar com considerável precisão as causas históricas que levaram à formação dos costumes em questão e os processos  psicológicos que aturam em seu desenvolvimento".


Assim observa-se que o método comparativo está ligado ao método histórico, que oprimeiro só poderá atingir efeitos pelos quais se empenham quando basear suas investigações nos resultados históricos de pesquisas dedicadas a esclarecer as complexas relações de cada cultura diferenciada, individualmente.

Os textos seguintes - ficando de fora o quarto texto- tem relevância no quesito de compreender o método defendido por Boas para a Antropologia, sendo eles: Métodos daEtnologia, Alguns problemas de metodologia nas ciências sociais e Os objetivos da pesquisa antropológica. Nelas se repete a critica ao método comparativo dos evolucionistas, ele apresenta também uma crítica ao método 'difusionista', onde pressupunham que "deveria ter ocorrido a difusão de elementos culturais... semelhantes em duas regiões geograficamente afastadas"; sugiram autores denominados...
tracking img