Antropologia cultura e indenidade

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (832 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 21 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
ATIVIDADE DE ANTROPOLOGIA
Antropologia cultura e Indenidade




ATIVIDADE DE ANTROPOLOGIA
Antropologia cultura e Indenidade



Introdução

Essa atividade de antropologia têm porobjetivo desenvolver a capacidade de atuação critica e reflexiva dinamizando os conteúdos teóricos da disciplina e favorecendo o desenvolvimento da capacidade para transferir conhecimentos de vida e deexperiências cotidianas para o ambiente de trabalho e de estudo refletindo os conceitos de cultura e indenidade.
A partir da leitura do artigo “Barack Obama é negro ou mestiço?”de Pedro de AlmeidaVasconcelos confrontamos ideias sobre a cultura e identidade influenciando na escolha de um líder mundial baseando-se pela antropologia física e cultural tendo por base o estudo de múltiplas dimensões doser humano em uma sociedade.

Antropologia cultura e Identidade

Há muitas formas de explicar a conjunção de fatores que levaram o primeiro negro americano a sentar-se na cadeira mais poderosa doplaneta. Dentre elas está à questão cultural que também está atrelada a racionalidade dos americanos. No caso de Barack Obama se deu pela minoria negra norte americana e por uma boa parte de mestiçoselitistas como caribenhos que já tinha uma renda média elevada causando assim o fenômeno Obama. Mas apesar de ser filho de um negro e de uma Americana branca não obteve uma cultura negra, e sim umacultura europeia onde foi criando pelos avós maternos, frequentando escolas que na sua maioria eram de “brancos”, com isso é o fato de ser mestiço talvez seja a resposta da grande aceitação que o mesmoobteve nas eleições presidências dos Estados unidos. Por esse ponto de vista podemos observar que o autor Pedro de Almeida quis colocar a causa no seu texto “Barack Obama o negro ou mestiço?” como umaquestão de cultura racial.
Com isso podemos observar na antropologia que tem por objetivo estudar o homem e as sociedades humanas na sua vertente cultural, muitas questões contemporâneas sobre...
tracking img