Antropologia 10

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1856 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 25 de maio de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Questão 01: Em seu texto A TRANSIÇÃO PARA A HUMANIDADE, Clifford Geertz afirma que estudar a história das transformações pelas quais passou a espécie humana ao longo de sua existência é importante para entender o que nos torna efetivamente humanos. Explique qual o argumento do autor com relação a esta questão: quais as características que tornam os seres humanos especiais em meio a todas asespécies da natureza.

A diferença entre o homem e os outros animais é que fabrica instrumentos, fala e cria símbolos. Além disso, o ser humano não possui só inteligência, mas também consciência e valores. A principal diferenciação entre o homem e o animal é que conseguimos nos comunicar e passar experiências e valores por meio da comunicação o que outros animais não conseguem. Exemplo significativodisso é o experimento feito com chimpanzé que foi criado por um casal de seres humanos, uma vez que eles criaram como se fossem uma criança normal, ou seja, ensinaram o animal manusear todos os tipos de instrumentos. No entanto, após tal educação o chimpanzé conviveu com seus parentes mas não conseguiu passar seu aprendizado para eles, comprovando que o ser humano possui tais habilidades secomparado aos animais irracionais.

Questão 02: A questão central do texto A TRANSIÇÃO PARA A HUMANIDADE é a de pensar a passagem ocorrida da “animalidade” para a “humanidade”. Isto é: o que nos tira da condição de animais e nos dá a condição humana. Explique, segundo a argumentação do autor, quais os três pontos centrais das teorias modernas que explicam esta passagem.

Em primeiro lugar o homemé capaz de falar, de adotar símbolos, de fabricar instrumentos, etc. Em segundo lugar o homem tem a capacidade de abstrair no campo lógico, simbólico e da linguagem. Em terceiro lugar o homem é capaz de armazenar e cultivar a cultura que segundo Clifford Geertz o homem foi capaz de adquirir cultura por meio da teoria do ‘’ponto crítico’’. Tal teoria explica que o homem não adquiri cultura apenaspelo fatores do meio ambiente, ao contrário do que muitos pensam o ser humano é o produtor da cultura e também o produto da cultura.

Em seu texto, A transição para a Humanidade, Geertz aponta três razoes que tornam os seres humanos mais especiais em meio a todas as espécies da natureza e, são elas: A primeira é o abismo existente entre a capacidade mental do homem em relação e a de seusparentes vivos mais próximos uma vez que o homem é capaz de falar, fabricar instrumentos, adotar símbolos e nenhum outro se aproxima disso. Em segundo lugar o fato de que houve uma passagem do comportamento condicionado para o comportamento complexo no qual os homens passaram a utilizar a lógica. E, em terceiro lugar a “unidade psíquica do homem” uma vez que não existe grandes diferenças na natureza doprocesso mental do homem sendo ela, portanto, mais homogênea e, a diferenciação racial pouco valida.

Questão 03: Explique a seguinte ideia, derivada do texto de Clifford Geertz Os usos da diversidade: "o outro é uma 'alternativa para nós'. Com o espelho do outro, podemos ver alternativas para nós, pois realmente ver o 'nós' depende necessariamente de um 'eles'".

No texto “Os usos dadiversidade” de Clifford Geertz o “outro é uma alternativa para nós” pois o outro possibilita uma alternativa para nós nos vermos tanto como nós vermos o mundo uma vez que “ nós somos nós e eles são e eles” e, “nossos valores não podem ser desvinculados da nossa história”, ou seja, cada pessoa tem uma percepção das coisas diferentemente de outras. Além disso, as histórias das pessoas se diferem porserem únicas e, as pessoas julgam as coisas conforme seus valores (conceito de etnocentrismo) e, no mundo existem diversas culturas e, portanto a diversidade é grande. O ver ‘nós’ depende necessariamente de um ‘eles’ pois é o conjunto de valores dos eles que formam a cultura de um povo e portanto valores, morais de um individuo.


Questão 04: Utilizando os conceitos abordados no...
tracking img