Antropologfia Revis O

441 palavras 2 páginas
Ricardo Amândio Januário Mondlane

Cadeira: Antropologia Cultural de Moçambique
Tema: Resumo
2º Ano
Curso: AGE

Docente: Dr. Aurélio Muiambo

Universidade Pedagógica

Faculdade de Ciências de Educação e Psicologia

Maputo, Julho de 2013

Revisão
A aplicação dos métodos de etnologia ao mundo industrial surge a pois a II guerra mundial e que a exigência social leva a valorização dos patrimónios culturais.
1. Estudo da antropologia – Estuda as diferenças entre sociedades culturais do mundo antigo.
a) O outro: A observação sobre o outro implica o estabelecimento de relações e tem como consequências um melhor conhecimento de si mesmo e da sua própria cultura em comparação.
b) O etnocentrismo: É a atitude que consiste em julgar as formas religiosas e sócias de outras comunidades de acordo com as nossas próprias normas e portanto em considerar as suas diferenças como uma anomalia.
c) Etnia: define-se geralmente povo ou população que adopta um etnónimo e que reclamam uma mesma origem possuindo uma tradição comum especifico por uma consciência de pertença um grupo cuja unidade se apoia em geral numa língua, historia e território idênticos.
d) Etnologia e antropologia: A etnologia entende-se na fase das primeiras sínteses. Por outro lado a antropologia é a fase das generalizações.
e) Objecto e a atitude da antropologia: tem como objecto unidades sociais coerentes e de fraca amplitude ou constituem uma amostra representativa da sociedade global. A atitude consiste em extrapolar global a partir do local mediante a apresentação das relações inter-individuais e institucionais dos princípios da organização.
2. Relações entre disciplinas afins
a) Antropologia e Sociologia – Convergem-se sobre a pesquisa das estruturas e funções sócias e sobre uma análise da dinâmica das sociedades actuais, nos anos 50 os antropólogos dedicam-se ao estudo das sociedades complexas, os sociólogos por sua vez especializavam-se sobre aspectos simbólicos do comportamento de ordem

Relacionados