Antropodes

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (738 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 20 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
a) Características gerais

É o filo com o maior número de espécies e com representantes terrestres, de água doce e marinhos. Encontra-se dividido em cincoclasses: crustáceos, insetos, aracnídeos, quilópodes ediplópodes.


Apresentam um exoesqueleto quitinoso e uma série de apêndices articulados. O exoesqueleto limita o crescimento desses animais, que crescem através do processode mudas (ecdises), durante as quais trocam o seu envoltório.


A estrutura do sistema respiratório depende do grupo e do habitat de cada espécie. Existem grupos que apresentam respiraçãobranquial (crustáceos), traqueias (insetos, aracnídeos, quilópodes e diplópodes) e cavidade pulmonar (aracnídeos).


O sistema circulatório é do tipo aberto e o sangue é lançado do coração para o interior de cavidades.A excreção pode ser realizada através das glândulas verdes (crustáceos), glândulas da coxa(aracnídeos) ou túbulos de Malpighi (insetos, aracnídeos, quilópodes e diplópodes).


O sistema nervoso é ganglionar,sendo composto por um cordão central ventral, gânglios cerebroides e um anel nervoso.


A reprodução é sexuada, existindo tanto espécies dioicas quanto hermafroditas. O desenvolvimento podeapresentar estágios larvais (indireto) ou ser direto.


b) Crustáceos

Os crustáceos possuem representantes terrestres, de água doce e marinhos. Existem espécies de vida livre e também algumas que vivemfixas a substratos. Alguns exemplos de crustáceos são o tatu-bola, o camarão, a craca e o caranguejo.


O corpo é dividido em duas regiões: cefalotórax e abdome. Possuem dois pares de antenas e cincoou mais pares de apêndices locomotores. São importantes constituintes do zooplâncton.


c) Insetos

É a classe com maior número de espécies. Nela estão incluídos animais como besouros, pulgas,borboletas, libélulas, percevejos, entre outros. O corpo é dividido em três regiões: cabeça, tórax eabdome. Na cabeça existe um par de antenas. No tórax encontram-se três pares...
tracking img