Antrop

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1378 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 11 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Antropologia

01/05/12 18:26

A Antropologia é o estudo do homem como ser biológico, social e cultural. Sendo cada uma destas dimensões por si só muito ampla, o
conhecimento antropológico geralmente é organizado em áreas que indicam uma escolha prévia de certos aspectos a serem privilegiados como a “Antropologia Física ou Biológica” (aspectos genéticos e biológicos do homem), “AntropologiaSocial” (organização social e política, parentesco, instituições sociais), “Antropologia Cultural” (sistemas simbólicos, religião, comportamento) e “Arqueologia” (condições de existência dos grupos humanos desaparecidos). Além disso podemos utilizar termos como Antropologia, Etnologia e Etnografia para distinguir diferentes níveis de análise ou tradições acadêmicas.

Para o antropólogo ClaudeLévi-Strauss (1970:377) a etnografia corresponde “aos primeiros

estágios da pesquisa: observação e descrição, trabalho de campo”. A etnologia, com relação à etnografia, seria “um primeiro passo em direção à síntese” e a antropologia “uma segunda e última etapa da síntese, tomando por base as conclusões da etnografia e da etnologia”.

Qualquer que seja a definição adotada é possível entender aantropologia como uma forma de conhecimento sobre a diversidade
cultural, isto é, a busca de respostas para entendermos o que somos a partir do espelho fornecido pelo “Outro”; uma maneira de se situar na fronteira de vários mundos sociais e culturais, abrindo janelas entre eles, através das quais podemos alargar nossas possibilidades de sentir, agir e refletir sobre o que, afinal de contas, nostorna seres singulares, humanos.

Algumas informações básicas sobre os principais paradigmas e escolas de pensamento

antropológico:

Formação de uma literatura “etnográfica” sobre a diversidade cultural Período Características Temas e Conceitos Alguns Representantes e obras de referência Séculos XVI-XIX Relatos de viagens (Cartas, Diários, Relatórios etc.) feitos por missionários, viajantes,comerciantes, exploradores, militares, administradores coloniais etc. Descrições das terras (Fauna, Flora, Topografia) e dos povos “descobertos” (Hábitos e Crenças).Primeiros relatos sobre a Alteridade Pero Vaz Caminha (“Carta do Descobrimento do Brasil” - séc. XVI). Hans Staden (“Duas Viagens ao Brasil” - séc. XVI). Jean de Léry (“Viagem a Terra do Brasil” - séc. XVI). Jean Baptiste Debret (“ViagemPitoresca e Histórica ao Brasil” - séc. XIX).

Escola/Paradigma Período Características Século XIX

Evolucionismo Social

Sistematização do conhecimento acumulado sobre os “povos primitivos”.Predomínio do trabalho de gabinete Unidade psíquica do homem.Evolução das sociedades das mais “primitivas” para as mais “civilizadas”.Busca das origens (Perspectiva diacrônica)Estudos de Parentesco/Religião /Organização Social.Substituição conceito de raça pelo de cultura. Maine (“Ancient Law” - 1861). Herbert Spencer (“Princípios de Biologia” - 1864). E. Tylor (“A Cultura Primitiva” - 1871). L. Morgan (“A Sociedade Antiga” - 1877). James Frazer (“O Ramo de Ouro” - 1890).

Temas e Conceitos

Alguns Representantes e obras de referência

Escola/Paradigma Períodohttp://www.fflch.usp.br/da/vagner/antropo.html

Escola Sociológica Francesa Século XIX
Página 1 de 4

Antropologia

01/05/12 18:26

Período Características

Século XIX Definição dos fenômenos sociais como objetos de investigação socio-antropológica. Definição das regras do método sociológico. Representações coletivas.Solidariedade orgânica e mecânica. Formas primitivas de classificação (totemismo) e teoria doconhecimento. Busca pelo Fato Social Total (biológico + psicológico + sociológico). A troca e a reciprocidade como fundamento da vida social (dar, receber, retribuir). Émile Durkheim:“Regras do método sociológico”- 1895; “Algumas formas primitivas de classificação” - c/ Marcel Mauss - 1901; “As formas elementares da vida religiosa” - 1912. Marcel Mauss:“Esboço de uma teoria geral da magia” - c/...
tracking img