Antre projeto suinocultura

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1341 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 28 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Introdução
É denominada suíno cultura a criação de suínos. Atualmente o Brasil é um dos países do mundo com melhor condição de desenvolvimento nesse setor em função de seu clima, território, topografia, vegetação, produção. O consumo de carne bovina ocupa 44% do consumo total de carnes, no Brasil essa porcentagem corresponde a 55%. Para atender essa demanda é necessário uma grande eficiênciana produção, afim de obter um produto de alta qualidade, visando o aproveitamento, lucro e o aumento da produção.
Um dos sistemas mais eficientes é o wean to finish, que consiste em eliminar a fase de creche do sistema, fazendo com que os leitões saiam da fase de demama direto para a terminação Este projeto se trata do desenvolvimento de uma instalação para criação de suínos no sistema weanto finish.

Planejamento da Produção
Projetamos a granja para o armazenamento de 16 matrizes e 1 macho. O sistema usado na criação será o wean to finish dividindo a granja para fase de gestação, maternidade e crescimento/terminação.

Revisão Bibliografica
Sistema wean to finish: Caracteristicas e histórico,
Os leitões ao completar 28 dias tendo um peso de por volta de 8,5kg saem da fasede desmama e seguem diretamente para a terminação com por volta de 115 kg, permanecendo na mesma instalação.
O sistema fornece uma melhora na produção porem, seu custo para implantação também é relativamente alto devido a alta tecnologia para o manejo.
O sistema foi desenvolvido nos Estados Unidos visando manter o animal em uma mesma instalação para amenizar o stress da troca deinstalações, também sendo possível diminuir os gastos e mão de obra. O sistema foi implantado no Brasil pela empresa Coperio visando solucionar problemas como superlotação nas creches, melhor indicie zootécnicos, maior biossegurança, higiene. O sistema teve inicio em 2008.
Em relação aos sistemas convencionais podem ser citados como vantagens: maior espaço disponível; rentabilidade; menor stress; diminuitaxa de mortalidade. Já as desvantagens maior espaço ocupado; equipamento como bebedouros e comedouros específicos para necessidades dos animais; mistura de animais até o transporte para granja wean to finish.

Exemplo galpão granja sistema wean to finish:

Instalações
Para a realização de um projeto de instalações para suinocultura, deve se realizar um planejamento em função dadisponibilidade financeira, observar o tipo de exploração, as condições climáticas e topográficas do local em questão. Deve-se ainda observar a funcionalidade do manejo dos animais, dos alimentos e do esterco produzido e ainda o acesso de veículos tentando otimizar o espaço utilizado.

Localização
O terreno escolhido deve estar bem posicionado em relação à sede e às invernadas, visando à facilidade deacesso e manejo. Esse geralmente fica no centro da propriedade, no entanto essa é uma forma de padronização na elaboração de projetos, permitindo assim a escolha de qualquer área desde que não exista a necessidade de investimentos para adaptação do local. A orientação LESTE-OESTE, em seu maior eixo, é a posição desejável, impedindo maior penetração dos raios solares nas laterais do galpão.
Asinstalações para suínos devem localizar-se em um local alto, seco, que apresente grande período de luminosidade, o qual seja bem drenado e ainda apresente área suficiente para atender possíveis planos de expansão futura e ainda a possibilidade de implantação de culturas destinadas à alimentação dos animais. Espera-se ainda que o terreno seja fértil, arejado, e levemente inclinado, para facilitar omanejo dos dejetos. Deve apresentar disponibilidade de água de boa qualidade, facilidade de mão de obra, disponibilidade de energia elétrica, certa facilidade de acesso a estradas de rodagem permanentemente transitáveis, proximidade com o mercado consumidor e ainda um afastamento suficiente em relação à núcleos populacionais ou industriais e a locais de intenso trafego de bovinos (precaução...
tracking img