QUESTIONÁRIO AULA 7 – FITOQUÍMICA

1- Quais as características da estrutura química das antraquinonas são responsáveis pela atividade laxante?
R: Os que dão características laxativas nasantraquinonas são derivados hidro-antracênicos: O-glicosídeos de diantronas e antraquinonas, e também osa C-glicosídeos de antronas. As formas mais reduzidas são dez vezes mais ativas que as formas oxidadas.2- Qual o princípio da reação de Bornträger?
R: O teste de Bornträger é freqüentemente usado para detecção de antraquinonas livres, onde a junção da reação com a quantidade de antraquinonas farácom que haja uma coloração rósea, vermelha ou violeta é desenvolvida em meio básico.

3- Qual o objetivo de proceder à hidrólise ácida antes da reação de Bornträger?
R: A hidrólise ácida é feitaantes da Reação de Bornträger com o objetivo de transformar as antraquinonas livres em sais, assim elas tornam-se solúveis em água e a fase clorofórmica perde a sua coloração, já a fase aquosa onde estacontida a amônia adicionada, fica vermelha devido a formação do sal de amônio, essa técnica é utilizada para glicosídeos antraquinônicos e dímeros como o sene.

4-O que é possível detectar atravésda reação direta de Bornträger?
R: Através da reação de Bornträger é possível detectar antraquinonas livres através da cor obtida no tubo de ensaio, esse tipo de reação é utilizada para drogasvegetais que contém antraquinona como o sene (Cassia sena L., e Cassia angustifolia Vahl, Leguminosae), ruibarbo (Rheum palmatum L. e Rheum officinale Baill, Poligonaceae), cascara - sagrada ( Rhamnuspurshiana DC., Rhamnaceae) e frangula ou Amieiro-negro (Rhamnus frangula L., Rhamnaceae)

5- Na técnica de microssublimação posso detectar glicosídeos de antraquinonas e agliconas livres presentes nadroga vegetal? Explique
R: Na técnica de microssublimação o calor decompõe os glicosídeos mais facilmente hidrolisáveis e como consequência as agliconas dos glicosídeos antraquinônicos são liberadas e... [continua]

Ler trabalho completo

Citar Este Trabalho

APA

(2011, 10). Antraquinonas. TrabalhosFeitos.com. Retirado 10, 2011, de http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Antraquinonas/76850.html

MLA

"Antraquinonas" TrabalhosFeitos.com. 10 2011. 2011. 10 2011 <http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Antraquinonas/76850.html>.

MLA 7

"Antraquinonas." TrabalhosFeitos.com. TrabalhosFeitos.com, 10 2011. Web. 10 2011. <http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Antraquinonas/76850.html>.

CHICAGO

"Antraquinonas." TrabalhosFeitos.com. 10, 2011. Acessado 10, 2011. http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Antraquinonas/76850.html.